search
highlight_off
Onde fica a casa do meu pai
Foto: Divulgação
Atualizado em às

Curta-metragem feito em Sorocaba é destaque em festivais de cinema

Com a ausência da figura paterna como tema central, o curta-metragem “Onde fica a casa do meu pai?” é destaque em dois festivais de cinema. Feito em Sorocaba, a produção foi selecionada para o Festival de Cinema de Caruaru e Festival de Cinema Juvenil de Skopje, na Macedônia.

Essa é a primeira obra de ficção escrita e dirigida pelo sorocabano Pedro Furquim, de 20 anos, estudante de Cinema em um centro universitário de Salto (SP). “A minha inspiração vem muito das minhas experiências, da minha história de vida, das minhas memórias e de coisas que eu observo”, explica.

O curta-metragem conta a história de Luísa (Rayane Nogueira), uma criança de 10 anos que mora apenas com sua mãe. Ao descobrir que a mãe (Gabi Pascale) não poderia vê-la dançar na escola, Luísa decide fugir e ir até a casa de seu pai (Tato Ribeiro) para convidá-lo pessoalmente para a apresentação.

“A ausência da figura paterna, que é o tema principal do meu primeiro curta de ficção, é algo que existiu durante toda a minha vida. Que também é a realidade de milhões de crianças brasileiras e no mundo, infelizmente”, afirma o cineasta.

O curta-metragem foi gravado durante três dias em julho de 2019, em locações no centro de Sorocaba e em uma escola próxima à região. Além de Pedro, a ficha técnica e o elenco de “Onde fica a casa do meu pai?” contam com outros sorocabanos.

É o caso de Tato Ribeiro, ator há mais de 15 anos, que interpreta o pai de Luísa no curta-metragem. Para o ator, é importante mostrar às pessoas quando produções feitas em Sorocaba fazem sucesso em festivais. “Acho muito bacana a visibilidade, tanto para o elenco quanto para a cidade”, afirma.

Onde Fica a Casa do Meu Pai Still 2

Tato Ribeiro e Rayane Nogueira, a Luísa, durante gravação do curta-metragem | Foto: Divulgação

Seleção em festivais

“Onde fica a casa do meu pai?” foi o único filme da América Latina selecionado para o Festival de Cinema Juvenil de Skopje, na Macedônia. As exibições aconteceram nos dias 28 e 29 de agosto, na capital e maior cidade da Macedônia do Norte. O festival é voltado para diretores de cinema de até 24 anos.

Já no Festival de Cinema de Caruaru, o curta-metragem venceu como melhor filme na mostra infantil pelo Juri Popular. A produção também recebeu o prêmio de Menção Honrosa na sexta edição do Curta Salto, festival de Cinema da cidade de Salto (SP).

Além desses, o curta-metragem está na seleção oficial do Świdnica Film Festival SPEKTRUM, um festival importante de cinema da Polônia. “Onde fica a casa do meu pai?” foi selecionado na sessão The Youth Perspective, com exibição nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro Cultural de Świdnica.

“Onde fica a casa do meu pai?” também entrou para a seleção oficial do Internacional Teen Short Film Festival, na China, que ocorre entre os dias 23 a 27 de novembro.

O curta-metragem completo está disponível no YouTube, e pode ser assistido aqui:

poster onde fica a casa do meu pai

Poster oficial do curta-metragem “Onde fica a casa do meu pai?” | Foto: Divulgação


Confira outras matérias sobre produções feitas em Sorocaba: clique aqui.