search
highlight_off
Atualizado em às

Cidade recebe primeiro trecho do BRT e 43 novos ônibus estarão disponíveis no sistema de transporte

A Concessionária BRT Sorocaba concluiu o eixo norte-sul do BRT (Bus Rapid Transit) e a cidade recebe o primeiro trecho e 43 novos ônibus que estarão disponíveis no sistema de transporte. O trecho finalizado é formado pelo Corredor BRT Itavuvu, o Terminal Vitória Régia e os corredores estruturais General Osório e parte de áreas Central e Sul.

Na quinta-feira (13), a Prefeitura de Sorocaba realizou vistoria técnica ao trecho, em conjunto com a imprensa da cidade, percorrendo a Avenida Itavuvu desde a Estação UPH Zona Norte até o novo Terminal Vitória Régia, em um dos ônibus articulados que faz parte do novo sistema de transporte coletivo.

Dessa forma, a prefeita Jaqueline Coutinho, secretários municipais e técnicos da Urbes – Trânsito e Transportes e do BRT Sorocaba, representantes da empresa reguladora GPO, e da Caixa Econômica Federal acompanharam a vistoria.

Ao final do trajeto, a prefeita anunciou o início da operação desse primeiro trecho do Sistema BRT Sorocaba, em 30 de agosto, contemplando seis linhas dos bairros Vitória Régia, Paineiras e Laranjeiras com destino ao Terminal Santo Antônio e uma linha fará a ligação do eixo norte-sul, saindo do Terminal Vitória Régia em direção ao bairro do Campolim.

Sobre o Corredor Itavuvu

O Corredor Itavuvu está localizado na Avenida Itavuvu, possui aproximadamente 6 km de extensão, 12 estações equipadas para embarque/desembarque (sendo 2 de integração) pelo lado esquerdo em nível com os ônibus, tem 3,2 km de ciclovia requalificadas e ganhou novas calçadas nas áreas de influência das estações. Assim, os passageiros terão 57 pontos de acesso distribuídos por estas regiões. Ao final deste corredor, os usuários do transporte têm ainda um novo terminal de ônibus, o Terminal Vitória Régia.

O Vitória Régia tem infraestrutura de plataformas de embarque, cobertura de estrutura metálica, piso de pavimento rígido, central de monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários, sanitários, assentos, wi-fi, espaços comerciais e acesso facilitado por rampas e piso podotátil para pessoas com necessidades especiais. Além disso, o terminal também abriga um Centro de Controle Operacional (CCO) responsável pela gestão do fluxo de veículos e passageiros.

Já os Corredores Estruturais Sul, Central e General Osório que possuem o embarque/desembarque pelo lado direito, ganharam melhorias dos abrigos, calçadas com acessibilidade, pontos de parada com pavimento de concreto e requalificação dos trechos com um novo asfalto. O itinerário dos veículos percorrerá as seguintes vias:

Corredor Sul é formado pelas avenidas Comendador Pereira Inácio, Washington Luiz, Antônio Carlos Comitre e Izoraida Marques Peres.

Corredor Central é composto pelas vias: Av. Moreira Cesar [parcial], Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua Quinze de Novembro, Rua Souza Pereira, Rua Dr. Álvaro Soares, Rua Sete de Setembro, Rua Padre Luiz, Rua Francisco Scarpa, Rua Santa Clara, Av. Pres. Juscelino Kubistchek [parcial] e Rua Leopoldo Machado.

Corredor General Osório é integrada pela avenida de mesmo nome do corredor, juntamente com partes das avenidas Ademar de Barros, Afonso Vergueiro, Brasil, e as ruas Professor Toledo, Armando Zuliane, Eurides Fogaça e Maciel Baião.

Abertura para operação

Nesta primeira fase de operação parcial que iniciará no final de agosto, 43 novos veículos (14 superarticulados e 29 padron) estarão à serviço da população. Todos os ônibus são equipados com ar condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras e painéis de informações ao usuário.