Campanhas contra sarampo, poliomielite e multivacinação terminam nesta sexta-feira (13)

09/11/2020
Foto: Divulgação

As campanhas de vacinação contra sarampo, poliomielite e multivacinação terminam nesta sexta-feira (13), em Sorocaba. Quem ainda não se vacinou deve comparecer à uma das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, sempre das 8h às 16h.

O objetivo das campanhas é reduzir o risco da reintrodução dos vírus, promovendo o acesso às vacinas e a atualização da situação vacinal como efetivo aumento das coberturas vacinais. Isso contribui para a diminuição da incidência dessas doenças.

Na campanha do sarampo a vacinação é feita em crianças a partir dos seis meses a adultos de 29 anos, conforme avaliação da situação vacinal. Adultos de 30 a 49 anos também podem se vacinar. A vacina tríplice viral aplicada na campanha protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Na campanha da multivacinação são atendidas crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias; um público estimado em 98.198 entre crianças e adolescentes. Mesmo com o encerramento das campanhas, as vacinas continuarão à disposição da população nas UBSs.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, apenas 14.726 crianças de um ano a menores de cinco anos compareceram para se vacinar. O que significa 47,11% do público-alvo nessa faixa etária, que é de 31.256. Já a vacinação contra sarampo que não possui cobertura imunizou 6.707 crianças a partir dos seis meses a adultos de 49 anos.

Vacinas disponíveis

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão a BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite.

Além dessas, também estão disponíveis: Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.

Para consultar o endereço das UBSs de Sorocaba, basta acessar o link.


ir para o topo

Enviar