search
highlight_off
Foto: Divulgação
Publicado em às

Afissore comemora 31 anos em atividade no Dia de Atenção aos Fissurados Labiopalatais

Há 43 anos teve início o conceito do que viria a se tornar a Afissore – Associação dos Fissurados Labiolapatais de Sorocaba, quando uma mãe, dona Eneida Fernandes Moreno, que levava seu filho para realizar tratamentos nessa área, no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofacial, se viu com a tarefa de coordenar outros pacientes da cidade que também passavam por esses tratamentos.

Sua ação, então, passou a se destacar, mediante a grande demanda de pacientes e pelas dificuldades que dona Eneida se esforçava em minimizar. Ao lado de outros pais e pacientes, em 17 de setembro de 1989, foi fundada a Afissore. Nesta quinta-feira (17), portanto, a entidade assistencial completa 31 anos de muita dedicação.

Em virtude da pandemia, não haverá uma festa este ano, mas há muito o que comemorar. A Afissore é uma instituição que oferece, de forma gratuita, atendimento gratuito em várias áreas, como fonoaudiologia, psicologia, odontologia e serviço social. São tratamentos complexos e se estendem ao longo de anos, buscando sempre a reabilitação desses pacientes e sua inserção na sociedade, da forma mais ampla e satisfatória.
Outro objetivo importante é trabalhar pela autoestima do paciente, proporcionando-lhe, além disso, saúde e bem-estar.

Pelo trabalho que vem realizando, há décadas, a Afissore já se tornou uma referência no tratamento e suporte oferecidos a pacientes com fissura labiopalatina, em seus mais diversos graus de complexidade, sejam eles de Sorocaba ou de outras cidades da região.

Dia de conscientização

Uma das conquistas importantes da entidade foi a Lei nº 10.666, de 2013, que instituiu, no município de Sorocaba, o Dia de Atenção aos Fissurados Labiopalatais, comemorado anualmente em 17 de setembro, mesma data do aniversário da Afissore.

A instituição tem hoje à frente, como presidente, Daniela Colli Luiz, ao lado dos diretores Fábio Rogério Negrão e Raquel Gomes Marcondes Rossi. A equipe conta hoje com nove profissionais contratados, além vários profissionais de saúde atuando voluntariamente, a exemplo de dentistas e médicos. Em eventos beneficentes, quando a Afissore arrecada parte substancial de seus recursos, chega a envolver aproximadamente 65 voluntários.

A Afissore tem hoje um cadastro de 1.313 pacientes, realizando um média de 400 atendimentos mensais e cerca de 4.800 atendimentos ao ano. Trata-se de uma reabilitação longa (aproximadamente 20 anos), que abrange diversas cirurgias, procedimentos e intervenções.

Segundo estimativas médicas, no Brasil, há uma criança com fissura labiopalatina para cada 650 nascidas. A questão da anomalia craniofacial tem urgência de atendimento, pois a demora em dar assistência pode agravar sequelas e impedir a reabilitação. O ideal é que os cuidados tenham início já durante a gestação da mãe da criança que irá nascer com a malformação, orientando-a, prestando esclarecimentos e oferecendo apoio psicológico à família. A devida atenção ao bebê recém-nascido também contribui para reduzir a taxa de mortalida infantil entre essas crianças.

O não tratamento, por sua vez, pode desencadear problemas como desnutrição, alterações importantes na dentição, déficit no desenvolvimento da fala, infecção crônica ou possível perda da audição, alteração na aparência facial e transtornos emocionais, além de dificuldades de aprendizagem e de socialização. Por isso, o tratamento precoce e amplo entre as especialidades envolvidas é tão relevante.

A entidade recebe aproximadamente 30 casos novos por ano. Em Sorocaba nascem, por ano, uma média de 12 bebes com fissura labiopalatina. A detecção e o encaminhamento podem e devem ser feitos durante o pré-natal da gestante ou logo após o nascimento da criança.

Praticamente o ano todo sem poder realizar os eventos sociais e beneficientes que contribuem substancialmente para o custeio dos tratamentos que oferece, a Afissore depende, cada vez mais, das doações de pessoas físicas e jurídicas sensibilizadas com a relevância de sua causa.

A Afissore está localizada na rua Lígia Fante, 128 – Alto da Boa Vista. É possível saber mais sobre o  trabalho da Afissore pelo site http://afissore.org.br ou pelas redes sociais @AmigosAfissore (Facebook) e @afissore.sorocaba (Instagram).