search
highlight_off
Conteúdo oferecido por Facens
Atualizado em às

5 dicas para você escolher a melhor faculdade

A época do vestibular está chegando e você já sabe onde fazer o curso dos seus sonhos? Essa é uma decisão muito importante e que determina uma das melhores épocas das nossas vidas.

Na hora de tomar essa decisão, muitos pontos precisam ser analisados e comparados, e pensando nisso, a Facens vai te ajudar a fazer essa escolha da melhor forma!

Veja aqui 5 dicas que separamos para você analisar na hora da escolha:

NOTA DO MEC

Um dos itens que você precisa checar na hora de escolher uma faculdade para estudar é a avaliação que ela recebe do Ministério da Educação (MEC).

Cada Instituição de Ensino Superior (IES) passa por uma avaliação que leva em conta diversos aspectos, como infraestrutura, métodos de ensino e avaliação dos alunos, desempenho de docentes, entre outros.

Após essa avaliação o MEC atribui uma nota para a IES, que corresponde a quão preparada ela está para formar os seus profissionais. As notas vão de 1 a 5, sendo as médias abaixo 3 consideradas insatisfatórias.

Por isso, fique atento às notas do MEC que as instituições possuem. Geralmente, as que possuem nota 5 podem te oferecer uma ótima experiência!

Você pode conferir as notas das instituições no site do MEC.

EMPREGABILIDADE

Outro ponto muito importante que você deve considerar na hora de escolher uma faculdade é taxa de empregabilidade dos seus alunos.

Pesquise qual a porcentagem de estudantes que já se formaram ali, ou que ainda estão cursando a graduação, já estão no mercado de trabalho. Essa é uma informação muito valiosa.

Quando uma Instituição de Ensino Superior é referência, as empresas procuram pelos seus profissionais, pois sabem que são bem preparados para atuar no mercado, com o conhecimento teórico, prático e comportamentais.

15960

PROJETOS

Qual a melhor forma de colocar em prática tudo o que aprendemos em sala, se não com projetos? É com eles que podemos colocar a mão na massa e expandir o nosso conhecimento!

Procure saber se a faculdade que você pretende estudar investe em laboratórios que os alunos possam colocar em prática os seus projetos, se há investimento nessa área se existem grupos que você possa fazer parte para desenvolver projetos inovadores.

Toda essa experiência ajuda a expandir o conteúdo que é aprendido em sala, e também possibilita que o aluno possa desenvolver outras habilidades que são muito importantes no mercado de trabalho, como o trabalho em equipe, solução de problemas, criatividade, entre outros.

OPORTUNIDADES INTERNACIONAIS

Já imaginou poder exercer a sua profissão dos sonhos aqui no Brasil ou em outro lugar do mundo? Algumas instituições de ensino superior brasileiras possuem parcerias com faculdades de outros países e possibilitam essa dupla titulação internacional.

Procure entender se a faculdade oferece este ou outras oportunidades internacionais, como estágios e atividades que possam enriquecer suas experiências e o seu currículo, além de oportunidades para o futuro.

COMPROMISSO SOCIAL

Cada vez mais vivemos em um mundo que o coletivo se faz muito presente e que contamos com o apoio de uns com os outros.

Pensando nisso, muitas Instituições de Ensino Superior trabalham em parceria com a comunidade, disponibilizando recursos de pesquisa, desenvolvimento de projetos e conhecimento.

Todas essas atividades podem ser ofertadas para que os alunos participem e possam experimentar diferentes realidades, adquirir experiência e se desenvolver como um cidadão, tendo ciência de que sua profissão pode mudar realidades.

E aí, gostou das nossas dicas? Aqui na Facens você encontra tudo isso: nota máxima do MEC, 90% dos alunos formandos no mercado de trabalho (média dos últimos 12 anos), inúmeros projetos, centros de inovação e equipes para você colocar a mão na massa, oportunidades internacionais e projetos sociais.


Mas, se você ainda quer saber mais sobre nós e porque deve passar os próximos anos com a gente, acesse: vemprafacens.com.br

Não se esqueça que as inscrições para o Vestibular Facens 2021/1 já estão abertas. A prova acontece dia 08/11 e você tem a chance de conquistar bolsas de até 100% e bolsas internacionais! Acesse: facens.br

15960 banner rodape 680x400px 1 1