Agoraaté 16h

“Migrações à Mesa”

Exposição

Para celebrar os 364 anos de fundação da cidade (15 de agosto), a Prefeitura de Sorocaba organizou uma programação especial repleta de atrações culturais durante todo o mês de agosto, além de ações em diversas áreas do governo municipal e lançamento de projetos, que visam a melhoria da qualidade de vida da população sorocabana.

Apresentações culturais, exposições e passeios fazem parte da programação especial. Serão inúmeras atrações, levando lazer, cultura e entretenimento a pessoas de todas as idades. Entre os principais espaços públicos que receberão as atividades estão: Biblioteca Municipal, Biblioteca Infantil, Teatro Municipal Teotônio Vilela, Paço Municipal, Museu Histórico Sorocabano, Parque dos Espanhóis, Parque do Campolim e o Parque das Águas.

Confira a programação de 17/08 a 30/09:

Exposição "Migrações à Mesa"
Horário: terça a sexta, das 09h às 16h30, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h
Local: Museu Histórico Sorocabano

A mostra apresentará ao público alguns utensílios de cozinha trazidos por famílias de imigrantes que vieram morar em Sorocaba e fizeram parte da história e do desenvolvimento da cidade.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com o Sistema Estadual de Museus e o Museu da Imigração de São Paulo, a exposição integra a programação especial de aniversário de 364 anos de Sorocaba (15 de agosto) e conta com apoio da Casa de España.

O objetivo é desenvolver um diálogo utilizando o acervo do MHS e da Casa de España e, assim, proporcionar ao visitante a experiência de conhecer, por meio desses utensílios da culinária, a história de povos que chegaram à cidade.

Sorocaba recebeu imigrantes de diversas nacionalidades, como espanhóis, italianos, japoneses, entre outras etnias, que colaboraram para o desenvolvimento da “Terra Rasgada”. Os espanhóis começaram a chegar na cidade por volta de 1885. A primeira presença documentada é de Antônio Rodrigues, que trabalhou na fazenda do Coronel José Prestes de Barros – terras que mais tarde deram origem ao bairro do Além Ponte.

Na exposição, o público poderá conferir alguns objetos que estavam presentes nas casas desses imigrantes, como, por exemplo, garrafa de chá japonesa, xícaras de porcelana japonesas, moedor de café espanhol, entre outros.

Para conferir a programação completa do Especial Aniversário de Sorocaba, clique aqui.

Livre para todas as idades

Acontecendo agora, até as 16h

Gratuito

Museu Histórico Sorocabano - Rua Teodoro Kaisel, 883 - Vila Hortência

(15) 3227 2825

Os horários, preços e atrações podem ser alterados pelos organizadores sem prévio aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: “Migrações à Mesa”