29/09
2018

“Yby Soroc”

Exposição

Este evento já aconteceu!

De 11 de agosto a 06 de outubro, o Museu da Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) recebe a exposição “Yby Soroc”, do artista sorocabano Pedro Lopes. O projeto é um presente do museu ao 364° aniversário da cidade.

Utilizando a evolução da região de Sorocaba como tema, o pintor realizou, entre 2000 e 2005, uma série de obras que desvendam a história do município, antes mesmo de sua fundação. As pinturas, que foram inscritas na Linc (Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba), retratam desde a proto-história até o início do século XXI e seguem um processo de releitura dos estilos artísticos vigentes, indo do Maneirismo ao Neoabstracionismo. São mais de 450 anos de memória pintados a óleo, em vinte telas de 250 por 190 cm. Também faz parte da exposição o documentário “Be, Was, Being Yby Soroc”, escrito por Pedro Lopes e dirigido por Chores Rodrigues, que conta o processo de criação e informações sobre os painéis.

A exposição integra os eventos comemorativos ao aniversário de Sorocaba, que acontecerão em agosto. Werinton Kermes, secretário de Cultura e Turismo, destaca a importância do presente. “Foi a nossa história que o pintor escolheu retratar! É um privilégio para Sorocaba ter o MACS e a participação das obras de Pedro Lopes no museu”, afirma.

As pinturas são inéditas e nunca antes expostas. Segundo a presidente do MACS, Cristina Delanhesi, após o termino da exposição, o museu deverá firmar um termo de parceria com a Prefeitura de Sorocaba, para que essas obras fiquem sob a guarda da instituição.

Exibição do documentário “Be, Was, Being, Yby Soroc”

No dia 19/09 (quarta-feira), às 19h, o museu exibe mais uma sessão do documentário “Be, Was, Being, Yby Soroc”. Basta chegar um pouco mais cedo para aproveitar a sessão.

Dirigido por Chores Rodrigues e escrito por Pedro, como parte da mostra. O filme retrata o processo de criação e traz mais informações sobre as vinte telas produzidas pelo pintor sorocabano, que detalham a história de Sorocaba, antes mesmo de sua fundação oficial, em 1654.

A mostra é gratuita e permanecerá aberta ao público até 06 de outubro, com horário de visitação de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 10h às 15h.

Os horários, preços e atrações podem ser alterados pelos organizadores sem prévio aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: “Yby Soroc”