Variante sul-africana da Covid-19 é identificada em Sorocaba

Caso foi informado na tarde desta quarta-feira (31) pelo Instituto Butantan à Prefeitura de Sorocaba

31/03/2021
Foto: Ilustrativa | Unsplash

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), recebeu a informação do Instituto Butantan, sobre um caso identificado na cidade da variante sul-africana com mutações (chamada B1351) da Covid-19, na tarde desta quarta-feira (31). A amostragem e o resultado foram realizados pelo próprio Butantan.

O caso trata-se de uma mulher de 34 anos, moradora da Zona Norte da cidade, que se encontra em bom estado de saúde e não precisou ser internada. Ela não está mais em fase de transmissibilidade da doença e segue sendo monitorada diariamente pela Vigilância Epidemiológica Municipal. A paciente não tem histórico de deslocamento de viagem à África e nem teve contato com algum viajante. Seus familiares (marido e filho) não tiveram a confirmação da variante, mas confirmaram a Covid-19 e seguem em monitoramento.

Uma equipe do Instituto Butantan esteve em Sorocaba no dia 26 de março, para realizar uma nova coleta da paciente, que já tinha confirmado a Covid-19, porém, não informou ao município do que se tratava a amostragem. A informação foi dada pelo Butantan primeiramente à imprensa, durante coletiva do Governo do Estado de São Paulo, por volta das 13h, e somente depois houve notificação à Prefeitura.


▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

O prefeito Rodrigo Manga, o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, e a gestora da Vigilância em Saúde, Ana Paula Diegues Trindade, comunicaram à toda a imprensa na tarde desta quarta.

Para o secretário da Saúde, a identificação dessa variante justifica o aumento abrupto de casos, internações e óbitos em Sorocaba pela Covid-19. “É praticamente outra doença e a população precisa cada vez mais se conscientizar para praticar o isolamento social e intensificar a utilização de máscara e álcool em gel”, orienta.

O prefeito Rodrigo Manga destacou que a Prefeitura está focada na compra de vacinas e que caminha em tratativas avançadas com empresas fabricantes. “Queremos vacinar o quanto antes a nossa população. No próximo dia 7 de abril, estarei no Instituto Butantan, para tratativas de compra da vacina CoronaVac, que vem demonstrando efetividade no combate dessas novas variantes que circulam pelo país. Além disso, Sorocaba está em negociação avançada com a Johnson & Johnson”, ressalta. O prefeito também falou das novas ações de vacinação que acontecerão na cidade nos próximos dias, para idosos de 68 anos ou mais e profissionais de segurança pública.

Fonte: SECOM Sorocaba


ir para o topo

Enviar