Sorocaba está preparada para iniciar a vacinação contra a Covid-19

19/01/2021
Foto: Ilustrativa | Unsplash

Com a confirmação da chegada de 9.280 doses da vacina contra a Covid-19 (CoronaVac), ainda nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Sorocaba divulgou, por meio de coletiva de imprensa, que está preparada para que a vacinação possa ser iniciada a partir desta quarta-feira (20) em profissionais da saúde que estejam atuando na linha de frente do combate à pandemia. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga, em seu gabinete, no sexto andar do Paço Municipal.

Também participaram da coletiva o médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, além dos vereadores Cláudio Sorocaba (presidente da Câmara); João Donizeti (líder do governo na Câmara); Vitão do Cachorrão (presidente da Comissão da Saúde na Câmara) e Fabio Simoa (membro da Comissão da Saúde).


▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

De acordo com o prefeito Rodrigo Manga, logo que assumiu a gestão no dia primeiro de janeiro, ele e equipe de governo já estavam atentos e focados a desenvolver um Plano Municipal de Vacinação. Para que isso fosse feito, o prefeito assinou o Decreto nº 26.046/2021 que criou a Comissão Municipal para implementar o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19.

“A ideia era realmente preparar a cidade para dar o respaldo que a população precisa e merece. Com essa Comissão, já elaboramos o Plano Municipal e pudemos organizar toda logística e preparação. Já tínhamos todos os insumos, mais de um milhão de seringas e acima de 600 mil agulhas, antes mesmo de recebermos esses materiais do Estado”, explica o prefeito.

noticias.sorocaba.sp .gov .br img 9707 1024x683 1

Coletiva de imprensa na terça-feira (19/1) | SECOM Sorocaba

Neste primeiro momento, os trabalhadores da área da saúde serão imunizados. Sorocaba conta com aproximadamente 23 mil pessoas deste público e, pelo motivo de vir do Estado neste momento somente 9.280 doses, serão priorizados os profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. Após recebimento de novas doses por parte do Estado, os demais trabalhadores da saúde serão imunizados. Além disso, 27 indígenas também poderão ser vacinados nesta primeira etapa, de acordo com cronograma estipulado pelo Estado. A previsão é que a vacinação dos idosos inicie no dia 8 de fevereiro, podendo ser antecipada essa data pelo município de Sorocaba.

Esquema de vacinação para a segunda etapa

O secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, fala que, assim que chegarem mais doses da vacina suficientes para imunizar os idosos, Sorocaba terá todas as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) imunizando a população que faz parte dos grupos prioritários, de acordo com o cronograma estadual. “Além das 32 UBSs, também teremos dois pontos de drive-thru, um na região central, no Shopping Pátio Cianê, e outro, na área do futuro Complexo Hospitalar de Sorocaba, no Jardim Betânia, onde funciona a Vigilância Epidemiológica. Também teremos as UBSs Carandá; Éden; Sorocaba I; São Bento; Vitória Régia; Vila Hortência; Aparecidinha; Brigadeiro Tobias e Maria do Carmo funcionando até as 22h”, destaca o titular da pasta.

Tratativas com o Estado para novas doses

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Rodrigo Manga destacou que continuará as tratativas com o Governo do Estado para que Sorocaba não fique atrás de nenhuma cidade e possa receber doses suficientes para imunizar as 105 mil pessoas previstas nesta primeira fase, entre profissionais da saúde e idosos.

Novas ações na saúde

Ainda durante anúncio à imprensa, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, informou que, nos próximos dias, a cidade contará com quatro “ônibus antivírus”. Segundo ele, esses ônibus serão equipados com um material criado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que impede a proliferação e a durabilidade do vírus.

Outro importante anúncio foi que Sorocaba está planejando ter um Centro de Retaguarda e Transição da Covid-19 para desafogar os hospitais, caso seja necessário. E, por último, o chefe do Poder Executivo afirmou que a cidade já possui recursos para iniciar o processo de reforma da Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”.

Fonte: SECOM Sorocaba


ir para o topo

Enviar