Sesc Sorocaba promove 4ª edição do especial ‘Mulheria’

Em 2021, as discussões têm foco nas problemáticas enfrentadas pela população negra em decorrência da pandemia

Cultura
08/03/2021
Foto: Ilustrativa/Sesc Sorocaba

O Sesc Sorocaba promove, em março, a 4ª edição do especial Mulheria. O projeto é realizado anualmente, no mês que abriga o Dia Internacional da Mulher.

Neste ano, o especial se destaca pela discussão das vulnerabilidades da mulher no período de pandemia, com enfoque no recorte racial. Toda a programação acontece online e de forma gratuita.

Além desse tópico, o Mulheria também apresenta atividades sobre a história do movimento feminista, o protagonismo da mulher nas artes e no esporte. Além de indicações de livros que servem de inspiração para mulheres negras.

A concepção da programação do Mulheria é sempre pensada, estruturada e executada por uma comissão de mulheres que trabalham na unidade.

Confira a programação:

Digi…tals - Jogue como uma garota!

O projeto consiste em vídeos curtos, publicados no Instagram do Sesc Sorocaba, sobre a prática esportiva. No Mulheria, essas práticas são pensadas a partir do protagonismo feminino.

Os vídeos serão publicados de 2 a 30 de março, terças e quintas-feiras, às 10h.


Coisa de menino? Coisa de menina? Coisa de Criança!

Nesta ação, educadores da unidade discutem a importância de desconstruir os estereótipos de “brinquedos de meninos e brinquedos de meninas”.

O objetivo é apontar como a brincadeira é uma representação da vida, e um meio de como a criança expressa seus desejos, saberes, vontades e intenções para o mundo que a cerca, sem distinção de gênero.

A ação será publicada dia 9 de março, terça-feira, nas redes sociais do Sesc Sorocaba.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Exposição Mulheres da Palavra

No mês em que o projeto Mulheres da Palavra faz aniversário, escritoras da região que participaram ativamente dos encontros terão seus trabalhos expostos nas redes sociais, como meio de fortalecer suas obras e a cena literária local.

Os vídeos serão publicados nos dias 11 e 25 de março, quintas-feiras, no canal do YouTube e redes sociais da unidade.


Mulheres da Palavra

Com Thatiana Rocha e Francine Segawa. Edição comemorativa de um ano de Mulheres da Palavra.

O encontro reúne mulheres que escrevem, amadora ou profissionalmente, para compartilhar seus escritos de qualquer natureza com outras mulheres, trocando experiências, reforçando laços e dialogando sobre formas de cultivar o cenário de mulheres escritoras.

A atividade será transmitida ao vivo dia 12 de março, sexta-feira, das 17h às 19h, via Microsoft Teams. Classificação 10 anos.


Alimente a Mente: Mulheria

O projeto Alimente a Mente, que conta com indicações mensais de leitura ao público, no mês de março será composto por indicações de funcionárias do Sesc Sorocaba, trazendo perfis e olhares de mulheres diversas.

As indicações serão publicadas nos dias 16 e 30 de março, terças-feiras, nas redes sociais do Sesc Sorocaba.


Enegrecendo o 8 de março – Periferia e Trabalho

Com Gabriela Pereira, do projeto Ampara, Drika Martim, da CUFA e Mazé Lima, presidente do Momunes. Mediação e curadoria de Maria Teresa Ferreira, educadora social.

Neste bate-papo, convidadas apresentam suas trajetórias e possíveis soluções para que mulheres negras periféricas conquistem espaço no mercado de trabalho.

A atividade será transmitida ao vivo dia 18 de março, quinta-feira, às 19h, no canal do YouTube da unidade.


Ilustradoria OnLIne

Bate-papo ao vivo com as ilustradoras sobre experiências no mundo dos da ilustração e das artes visuais. Helô D’Angelo começou a desenhar aos cinco anos de idade e não parou mais. Ilustradora, quadrinista e jornalista, ela une questões do dia a dia com quadrinhos para traduzir sua visão de mundo.

Luiza de Souza, conhecida como IlustraLu, já publicou diversos trabalhos ao longo da carreira como, a história em quadrinhos “Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos” em 2014, o zine “Marcela Mulher Melhore” em 2015, a web-comic “Os Cool Kids” em 2016. Em 2017, ilustrou os livros “Sete Sonhos e Um Amigo” (Editora Comunique), “Tão Perto, Tão Longe” (M3) e publicou os zines “O Inventário Amoroso de Marcela” e “Bem-me-quero/Mal-me-aguento”.

O encontro será transmitido ao vivo dia 24 de março, quarta-feira, às 19h30, no canal do YouTube e Facebook da unidade.


Enegrecendo o 8 de março – Saúde e educação em tempos de isolamento social

Com Joana Darc de Almeida, professora, Ana Cristina Cordeiro Santiago, enfermeira e Yasmin Sunbale Ferraz, psicóloga. Mediação e curadoria de Maria Teresa Ferreira, educadora social.

O encontro trata perspectivas do impacto da pandemia nas vidas negras, tanto na saúde física, quanto na saúde mental, e dificuldades do ensino e aprendizagem, com as aulas online e os desafios a serem vencidos nessas intercessões.

A atividade será transmitida ao vivo dia 25 de março, quinta-feira, às 19h, no canal do YouTube da unidade.


Marcos da história do feminismo

Em vídeo, os educadores infantojuvenis da unidade explicam a história do movimento feminista, suas principais conquistas e a importância da luta das mulheres.

O vídeo será publicado dia 31 de março, quarta-feira, no canal do YouTube da unidade.


ir para o topo

Enviar