search
highlight_off
Foto: Divulgação/Parada 2020
Notícias
Publicado em às

Segunda edição da Parada Online do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba acontece até 29 de agosto

“A minha família é família para você?”. Este é o tema da segunda edição da Parada Online do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba, que segue com atividades até o dia 29 de agosto. A transmissão acontece pelas redes sociais da Parada.

O evento, em formato de live, reúne diversos artistas, ativistas e personalidades importantes para a comunidade LGBTQIA+ da cidade e região, e celebra os diversos modelos de família existentes hoje em nossa sociedade.

A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba, que faz parte do calendário oficial da cidade, está sendo realizado de forma online pelo segundo ano consecutivo, diante das restrições necessárias para evitar a proliferação do novo coronavírus.

A organização é realizada por uma comissão independente, formada a partir de chamamento público do Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Sorocaba. “Não podemos deixar passar em branco essa celebração da diversidade em nossa cidade, para demonstrarmos a nossa luta por direitos e o nosso orgulho”, declara a Comissão Organizadora.

Semana da Diversidade

A programação da Parada Online foi iniciada no dia 21 de agosto, com uma ação de redução de danos, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba.

Na ocasião, foi montada uma tenda, no estacionamento do shopping Pátio Cianê, das 12h às 18h, com a realização gratuita de testes sorológicos e orientações sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Na mesma data iniciou-se a campanha de doação de alimentos, com arrecadação no Maloca Centro Cultural (rua Francisco Scarpa, 321, Centro) dos dias 21 ao 28, das 14h às 18h. Os alimentos doados serão destinados à Associação Transgêneros de Sorocaba (ATS), que atende pessoas da comunidade LGBTQIA+ em estado de vulnerabilidade.

Parada 2020 2 e1629900209314

Foto: Divulgação/Parada 2020

Desde o dia 23, está acontecendo a Semana da Diversidade, composta por lives com temas pertinentes a cada “letra” da sigla, criando discussões com ativistas e pesquisadores das comunidades lésbica, gay, trans, bissexual, queer, não binária, entre outros.

Toda a programação pode ser acompanhada nas redes sociais da Parada.

Shows

No dia 29, a partir das 15h, acontece a live oficial da Parada Online. Serão exibidas performances exclusivas de artistas da cidade e região, como dublagens, shows de drag, dança, circo, entre outros.

Além disso, terão vídeos de ativistas e militantes da causa LGBTQIA+ e depoimentos de famílias que compõem esta comunidade, como forma de protesto ao projeto de lei proposto na Câmara.

A Parada Online do Orgulho LGBTQIA+ está sendo organizada por André Moraes, Augusta Neves, Fábia Ferraz, Luciana Leme, Paulo Barcelos, Ronaldo Pires, Vânia Antônio e Vivian Machado.