Projeto Maya promove oficinas de criatividade para mães cis e trans

Cultura
24/01/2022
Foto: Mariana Oliveira

A equipe do projeto “Maya”, um curta-metragem que está sendo produzido com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba, promoverá dois ciclos de oficinas de criatividade para pessoas que exercem a maternidade ou experienciam o período gestacional. Cada ciclo de oficinas terá dois dias de encontro e o mesmo cronograma de atividades. Assim, cada participante só precisa se inscrever em dois dias de oficinas, 3 e 4 de fevereiro às 19:30h ou 17 e 18 de fevereiro, no mesmo horário.

As Oficinas de Criatividade são atividades em grupo, geralmente conduzidas por uma psicóloga. Nessas atividades são utilizados recursos que facilitam a expressão verbal e corporal das pessoas participantes, além de proporcionar uma imersão, um processo de autoconhecimento.

Os encontros serão totalmente online, via Google Meet, e têm como proposta criar um espaço seguro e confortável para que as pessoas participantes possam compartilhar suas experiências com a gestação e com a maternidade.

Promover saude mental por meio de atividades artisticas e culturais e um dos pilares das oficinas Foto Caike Molina scaled

Foto por Caike Molina

O objetivo é permitir que essas pessoas se aproximem às atividades artísticas e culturais que podem promover a saúde mental. “A experiência em grupo faz com que surjam reconhecimentos e estranhamentos entre as participantes e isso colabora para que elas enfrentem e ampliem suas percepções sobre si mesmas e transformem experiências cotidianas”, conta Ariane Nascimento Silva, diretora do curta-metragem e também psicóloga (CRP 06/158452).

Esse será o primeiro contato do público com o projeto Maya, que tem como objetivo habilitar e instigar a análise de si mesma e do papel da maternidade na vida da mãe e em seu desenvolvimento pessoal. Além das Oficinas de Criatividade, outras fases do projeto serão disponibilizadas — um simpósio online e a estreia do filme — para quem desejar imergir ainda mais nos temas retratados e principalmente no papel da maternidade no cinema e na realidade de todas.

As inscrições para os ciclos das Oficinas de Criatividade já estão abertas e podem ser realizadas por meio de um formulário online disponibilizado na página do curta-metragem no Instagram, @mayacurtametragem. Quaisquer mulheres que exerçam a maternidade, entre outras identidades de gênero que experienciam ou experienciaram o período gestacional, podem se inscrever para participar das oficinas. As vagas são limitadas, e os participantes serão selecionados com base na ordem de inscrição. As pessoas selecionadas serão notificadas por e-mail e divulgadas no Instagram do curta-metragem.

As oficinas procuram criar um ambiente confortavel para participantes compartilharem experiencias Foto – Caike Molina scaled

Foto por Caike Molina

Sobre a condutora das oficinas

Ariane Nascimento Silva (1995, São Paulo), reside em Sorocaba (SP), onde atua como artista e psicóloga (CRP 06/158452). Formou-se em psicologia com ênfase na abordagem fenomenológico-existencial pela Universidade Paulista campus Sorocaba em 2019. Tem experiência com oficinas de criatividade e de fotografia no contexto das práticas psicológicas e culturais. Atualmente, sustenta sua prática clínica na Gestalt-terapia e inclina-se às leituras sobre corpo, sexualidade e gênero ancorada em compreensões anticoloniais.

“Maya é sobre nós, um emaranhado de acontecimentos e possibilidades que rondam o período gestacional e maternidades.”

Sobre o curta-metragem

Experimentando a dimensão do onírico e do real, o curta-metragem “Maya” explora afetos que emergem do período de uma gestação até o parto, como a ansiedade, o medo, o prazer, etc., propondo outras formas de dizer, pensar e sentir as maternidades.

“Maya” é resultado de um projeto que tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc) e da Secretaria da Cultura de Sorocaba (SP). Para mais informações, contatar o e-mail contato@projetomaya.art.br.

Informações sobre o evento

Local: evento totalmente online, via Google Meet.
Data: 3 e 4 ou 17 e 18 de fevereiro.
Horário: 19:30h.
Valor: gratuito.
Apoio: SECULT – Secretaria da Cultura de Sorocaba.
Facebook: facebook.com/mayaprojeto
Instagram: instagram.com/mayacurtametragem
E-mail: contato@projetomaya.art.br

 


ir para o topo

Enviar