Prefeitura anuncia ações para volta às aulas na rede municipal

04/02/2021
Foto: SECOM Sorocaba

O prefeito Rodrigo Manga, os secretários da Educação, Marcio Carrara, e da Saúde, Vinicius Rodrigues, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Diegues, anunciaram, na tarde desta quinta-feira (4), no saguão do Paço Municipal, as ações para a volta às aulas 2021 na rede municipal de ensino em Sorocaba.

O início do ano letivo será na próxima segunda-feira, dia 8 de fevereiro, inicialmente de maneira remota, com as Atividades Não Presenciais (ANPs), mantendo o canal de comunicação individual de cada escola com suas respectivas comunidades.

Neste primeiro momento, as escolas utilizarão de maneira autônoma ferramentas digitais, como redes sociais, aplicativos de mensagem, plataformas ou atividades impressas, que podem ser retiradas nas unidades escolares pelos pais ou responsáveis dos estudantes. A Sedu trabalha para futuramente implantar uma plataforma digital única, que fará o alinhamento entre todas as unidades escolares.


▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Aulas presenciais

A Secretaria da Educação está trabalhando para que as aulas presenciais possam ser retomadas no mês de março, de forma gradativa e escalonada. “Nossa meta é o retorno das aulas presenciais em março, respeitando todos os protocolos de saúde e segurança, com toda responsabilidade, preservando nossas crianças e nossos profissionais”, explicou o secretário Carrara, que também é professor.

O secretário frisa que o retorno presencial é fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, pois, “assim, o aprendizado é construído por meio das interações com os colegas e professor”.

O retorno da atividade presencial está embasado no cumprimento de todos os protocolos sanitários, além da estruturação da rede municipal, contando com o chamamento de novos servidores por concursos já realizados no ano passado; com insumos e equipamentos de proteção individuais (EPIs) para todos e no investimento em materiais pedagógicos: “A Secretaria da Educação já começou a entrega dos kits escolares”, destacou Carrara.

“Vamos realizar o chamamento de novos servidores públicos, a fim de organizar nosso quadro de professores e demais profissionais da educação. Além disso, todos os profissionais da rede municipal receberão formação para atender a todas as orientações do protocolo sanitário do Plano São Paulo e da Secretaria Municipal de Saúde”, salientou o prefeito Rodrigo Manga.

A preparação para o retorno das aulas presenciais é feita em uma ação conjunta, iniciada com a criação do Comitê Intersetorial, no início de janeiro. O grupo é composto por técnicos da Secretaria da Educação (Sedu), membros do Conselho Municipal de Educação (CMESO), da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS), supervisores de ensino, diretores de escola, orientadores pedagógicos, da Secretaria da Saúde (SES), representantes da Vigilância Epidemiológica e da Urbes – Trânsito e Transporte.

Vacinação dos profissionais da Educação

O prefeito aproveitou a ocasião para anunciar os esforços realizados pelo município no intuito de disponibilizar vacinas para todos os profissionais da Educação da rede municipal e particular, além de acelerar a vacinação da população geral em Sorocaba.

Para tanto, o prefeito assinou ofícios destinados ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e vai à Brasília, na próxima segunda-feira (8), para reuniões com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de solicitar recursos e liberações nesse sentido.

Concursos públicos da Educação

A Prefeitura de Sorocaba publicou, no Jornal do Município de quarta-feira (3), as homologações dos concursos públicos voltados ao preenchimento de vagas de magistério, suporte pedagógico e administrativo da Secretaria da Educação.

As homologações se referem aos Editais de n.º 01/2020 e 02/2020, correspondentes, respectivamente, aos cargos de Professor de Educação Básica I; Professor de Educação Básica II (nas disciplinas de Artes; Ciências Físicas e Biológicas; Educação Física; Geografia; História; Inglês; Língua Portuguesa e Matemática); Supervisor de Ensino; Vice-diretor de Escola; Auxiliar de Educação; Inspetor de Alunos e Secretário de Escola.

A Comissão Permanente de Concursos Públicos da Serh destaca aos candidatos aprovados e classificados quanto à obrigatoriedade de acompanhar diariamente as publicações no Jornal Município de Sorocaba, por meio do site: www.sorocaba.sp.gov.br, bem como dos atos e procedimentos relacionados às convocações e realizações de sessões de escolha de vagas, preparação dos documentos e demais exigências previstas nos dois editais, para preenchimento dos cargos vagos em caráter efetivo (regime estatutário).

 

Fonte: SECOM Sorocaba


ir para o topo

Enviar