Onde vítimas de violência doméstica podem buscar ajuda em Sorocaba

Listas
15/07/2021
Foto: Michelle Alves

Com o objetivo de conscientizar sobre a rede pública de proteção à mulher, reunimos nesta lista onde vítimas de violência doméstica podem buscar ajuda em Sorocaba. Confira:

Delegacia de Defesa da Mulher

Atendimento policial especializado para mulheres 24 horas. A equipe da Polícia Civil é treinada para tomar as providências necessárias que possam auxiliar a mulher, além de solucionar o mais breve as denúncias. Todas as informações são sigilosas e os sofrimentos enfrentados pelas vítimas são respeitados.

Endereço: Rua Caracas, 846 – Jardim América

Telefone: (15) 3232-1417


Disque Denúncia 180

Central de atendimento à mulher. Não só a vítima pode utilizar esse canal para denunciar casos de agressão contra a mulher, como também pessoas próximas ou até desconhecidos. A ligação é anônima, gratuita e disponível 24 horas.

Quem tiver a necessidade de denunciar casos de violência doméstica também pode recorrer à Delegacia Eletrônica, que pode ser acessada clicando aqui. O site possui um campo específico para o registro de ocorrências de violência doméstica.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Centro de Referência da Mulher (Cerem)

Espaço de acolhida e orientação, com atendimento psicossocial. O objetivo é proporcionar o atendimento e a sensibilização necessária para que a mulher vítima de violência supere a situação ocorrida, contribuindo para o seu fortalecimento e o resgate da cidadania.

O atendimento pode ser realizado através de encaminhamento ou de maneira espontânea. Dessa forma, não é necessário registrar boletim de ocorrência para passar por atendimento.

Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, 440, Centro

Telefone: (15) 3235-6770


Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

Atende famílias e pessoas que vivem algum tipo de violência, abandono, negligência e tiveram seus direitos desrespeitados. O trabalho do Creas é realizado por assistentes sociais, psicólogos, agentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros profissionais.

Creas Norte: (15) 3223-5319

Creas Oeste: (15) 3233-3644

Creas Leste: (15) 3212-6906


CIM Mulher – Casa Abrigo

Associação com finalidade de dar apoio, orientação e acolhimento provisório para mulheres acompanhadas ou não de seus filhos, em situação de risco de morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar.

Telefone: (15) 99163-6238


Unidades Básicas de Saúde

Porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), as UBSs de Sorocaba também oferecem apoio à rede pública de proteção à mulher vítima de violência doméstica.

Após os serviços de saúde necessários, as unidades encaminham os casos aos demais órgãos para atendimentos especializados.


Defensoria Pública

Instituição pública que presta orientação jurídica e defesa aos cidadãos e cidadãs vulneráveis, de forma integral e gratuita, por meio de seus defensores públicos.

Endereço: Avenida Barão de Tatuí, 231, Jardim Vergueiro

Telefone: (15) 3231-2478


Além das iniciativas listadas, Sorocaba também possui a Coordenaria de Políticas para Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), localizados na avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 440, no Centro. O telefone para contato é (15) 3235-6770.

Também fazem parte da rede pública de proteção à mulher em Sorocaba, o Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica Familiar contra a Mulher, criado para julgar exclusivamente casos de violência doméstica.

É por meio do Juizado da Mulher que é dada a concessão de Medidas Protetivas de Urgência, além do aplicativo de celular para denúncias de violência doméstica.

A Guarda Civil Municipal também está capacitada para atender a mulher vítima de violência, e encaminhar as ocorrências para serviços especializados sempre que necessário. O número para contato é 153. O atendimento é 24 horas.

Outra iniciativa é o Centro Especializado de Reabilitação do Autor em Violência Doméstica (Cerav), que oferece aos agressores suporte pedagógico de restauração social. O telefone é (15) 3342-6997.


ir para o topo

Enviar