Maior ONG de cuidados paliativos da região abre agenda de atendimentos em Sorocaba

Projeto Peregrinos do Cuidar cuida de pacientes com câncer em fase avançada

Notícias
03/06/2021
Foto: New Life Foto e Vídeo

Maior ONG de cuidados paliativos da região, o Projeto Peregrinos do Cuidar abriu agenda para atendimentos a cuidadores de pacientes em Sorocaba. A iniciativa cuida de famílias pessoas com câncer em fase avançada e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O câncer é a segunda doença que mais mata no mundo e, geralmente, sua evolução está associada a muito sofrimento. Os sintomas físicos (como dor, falta de ar, falta de apetite e fadiga) provocam uma piora considerável da qualidade de vida de seus portadores.

“Seja no hospital ou em casa, o que se percebe é que muitos pacientes não recebem os cuidados suficientes para o alívio de seus sofrimentos nas dimensões físicas, psicológicas, sociais, familiares e espirituais, o que resulta em uma carga de sofrimento muito grande para os envolvidos pela falta da abordagem adequada. É exatamente nesse momento em que a Peregrinos dá o suporte para o paciente e a família”, afirma o médico oncologista Paulo Bispo, que é o idealizador do projeto.

A ONG é uma das únicas na região de Sorocaba focada em cuidados paliativos, um tipo de abordagem que busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes adultos e de seus familiares que estão enfrentando os problemas associados ao câncer.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o atendimento previne e alivia o sofrimento por meio da investigação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais.

Peregrinos do Cuidar

O projeto foi fundado em 2020 e, durante a pandemia, foi estruturado para começar a receber as primeiras famílias com uma equipe multidisciplinar. O trabalho é feito por profissionais da área da saúde de forma voluntária.

“Nesse primeiro momento, estamos dando todo o suporte para os familiares e cuidadores de pacientes com câncer em estágio avançado. É um momento em que eles também precisam desse apoio. A segunda etapa desse projeto é ter uma casa para também abrigar as pessoas com câncer”, detalha Bispo.

Ao procurarem a ONG, todos passarão por um cadastro com a assistente social, tendo prioridade os casos em situação de vulnerabilidade social.

Outras pessoas também podem colaborar com o projeto atuando como voluntário, fazendo doações mensais ou simplesmente ajudando a divulgar o projeto nas redes sociais. “São pequenos atos que fazem toda a diferença no atendimento dos pacientes em um momento tão delicado do tratamento”, afirma Bispo.

O Projeto Peregrinos do Cuidar segue todos os protocolos de segurança durante o atendimento por conta da Covid-19, reforçando a higienização dos ambientes e realizando os agendamentos em horários espaçados.

A casa do Projeto Peregrinos do Cuidar fica na rua João dos Santos, 185, bairro Santa Rosália, em Sorocaba. Mais informações no telefone (15) 3232-1818.


ir para o topo

Enviar