Festival Aparecida Criativa surge para transformar a produção cultural de Sorocaba

O palco será a lendária Rua Aparecida, localizada na região norte da cidade

Cultura
10/02/2021
Foto: Divulgação | Ana Érica

A partir do mês de abril, quem atravessar a Rua Aparecida, no Jardim Santa Rosália, não estará apenas cruzando o principal reduto da boêmia cultural da Região Metropolitana de Sorocaba, mas também caminhando pelo palco do Festival Aparecida Criativa.

O evento, que tem como objetivo ocupar a região para estimular a economia criativa, reunirá importantes nomes da cena artística sorocabana e promete transformar a realidade do local.

O Festival Aparecida Criativa tem como proposta a produção de uma programação audiovisual com 17 horas de conteúdo elaborado por uma gama de artistas das mais diversas linguagens e vertentes.

Entre as atrações, o público encontrará shows musicais, apresentações de dança, performances circenses, teatrais, videoaulas, workshops, palestras, vídeo performances e DJ sets.

Festival Aparecida Criativa scaled

O Festival Aparecida Criativa reúne grandes nomes da cena artística de Sorocaba | Foto Julio Salvo

Os espetáculos serão realizados e registrados ao longo dos mais de 2 km da Rua Aparecida, ou em empreendimentos da região.

O resultado de todo o material produzido será uma semana inteira de programação online, entre os dias 5 e 11 de abril, que poderá ser assistida diretamente pelo YouTube.


▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Expectativa dos participantes do Festival Aparecida Criativa

A criatividade pode estar presente em cada detalhe do festival, porém, é nas apresentações e atrações que ela se faz ainda mais palpável.

Para definir quem seriam os participantes, a organização do evento utilizou alguns critérios como a reinvenção durante o período de pandemia, a forte ligação com a cidade de Sorocaba e a crença na diversidade como uma potência. O resultado foi uma constelação de talentos.

Festival Aparecida Criativa 02 scaled

William Leonotti, produtor executivo do Aparecida Criativa e membro do Comitê Gestor de Economia Criativa de Sorocaba | Foto Julio Salvo

“Quando eu recebi o convite, não tinha noção do tamanho e da seleção de artistas. Achei incrível a qualidade e a diversidade proposta pelos nomes”, relata a cantora e compositora Paula Cavalciuk, que promete trazer uma forte influência da percussão cubana na sua apresentação.

“Eu acho importante pensar na resposta que eu vou dar.  Esse festival é importante porque ele vai servir de registro do que uma fatia poderosa da sociedade estava fazendo. É histórico, um arquivo de como estávamos reagindo em fevereiro de 2021.”

Além do aspecto histórico, um festival online é uma oportunidade para se apresentar para um público mais amplo.

Festival Aprecida Criativa 03

Paula Cavalciuk quer usar o Festival como uma resposta ao momento vivido pela sociedade | Foto Tatiane da Silva

“É algo muito diferente de você se apresentar para uma plateia de 20 ou 30 pessoas. A graça de um festival online é que não se limita ao público presente, ele irradia e eu posso ser vista por milhares de pessoas”, comemora a bailarina e diretora da Quimera Dança, Mimi Naoi, que apresentará um solo contemporâneo inédito para dar vazão às inquietações da atualidade.

“Não é a gravação de uma performance ao vivo, é um vídeo já feito com essa finalidade. Quero ter um diálogo íntimo com a câmera e fazer as pessoas dançarem junto.”

Confira todos os participantes:

Fala de abertura: Felipo Abreu. Bate Papo: Felipo Abreu (mediador) Katia Campos, Davi Paunovic, Ivone Peres Ruiz, William Leonotti. Dança: Lucas Fernandes, Mimi Naoi. Vídeo Performances: Quitéria Maria, Victor Xavier, Julio Mello, Renata Ferraz, Mariana Rossi. Circo: Cia Éos. Palestras: Conexão Musas, Felipe Marinelli, Jairo Sanches, Tiago Oliveira. Workshops: Samanta Luz, Bianca Pupo, Ella Vieira, Eliete Della Violla, Felipe Fogaça, Thais Morello. Vídeo Arte: Cunhantã. Programa Cidade Amarela: Odara Soares, Luiz Terra. DJ Sets: Emerson Punk, Igor Mantuani, Marceli Marques. Shows: Ana Paia, Sujeira Urbana, Marcus Alves, Crime Caqui, casadasbruxa, Firma O Ponto, WRY, Paula Cavalciuk, Ya Rosa, com apresentação de Flavia Biggs e Odara Soares. Podcast: “Viva Aparecida”, com Tiago Oliveira.

 


ir para o topo

Enviar