menu search

CulturaExposição “Olhares de Darcy Penteado sobre o Futilismo da Tradição” começa em Sorocaba no dia 29/08

Foto: Divulgação
Atualizado em às

A Maloca Centro Cultural, realiza neste domingo (29), às 15h30, em Sorocaba, a abertura da exposição “Olhares de Darcy Penteado sobre o Futilismo da Tradição” que contará com obras originais, inéditas e reproduções do artista brasileiro e ativista da causa LGBTQIA+, Darcy Penteado.

A programação também marca o Dia da Visibilidade Lésbica e a entrada é gratuita.



Ao total serão 50 obras expostas que representam cenas retratadas pelo artista ao longo de sua vida, como a “Super Herói” e “Sombras da Infância” que com um humor cortante, mostram duas senhoras vestidas à moda antiga posando seriamente diante de um super-herói nu, na ânsia de desmascarar as aparências das famílias tradicionais pré-estabelecidas.

A exposição também conta com croquis originais em parceria com Marco Escobar, educador e colecionador de Darcy Penteado, com uma de suas obras mais famosas, o “Pierrô”.

Além de um conjunto de materiais de cunho documental, como uma colagem de capas e matérias do seu trabalho no Lampião da Esquina – jornal homossexual brasileiro que circulou durante os anos 80.

darcy penteado 02

Olhares de Darcy Penteado sobre o Futilismo da Tradição

A exposição segue até o dia 30 de outubro, com entrada gratuita e visitação limitada a seis pessoas por turma, com média de uma hora de permanência cada.

Os interessados deverão fazer agendamento online através do link: bit.ly/agendaDarcyPenteado.

O funcionamento será de terça a sexta-feira, das 14h às 18h e aos sábados, das 10h às 14h.

darcy penteado 03

A exposição contará com obras originais, inéditas e reproduções de Darcy Penteado

Grupos e escolas poderão agendar horários alternativos fora dos horários oferecidos ao público.

A Maloca Centro Cultural conta com acessibilidade para PCD’s, incluindo elevador e banheiros adaptados. O espaço fica na rua Francisco Scarpa, 321, Centro.

A entrada de pessoas será limitada a 15 pessoas – com exceção da equipe organizadora, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Não será necessário agendamento para participar das atividades da abertura, contudo, ao atingir o limite de público, a rotatividade acontecerá de forma gradativa.

Sobre Darcy Penteado

Nascido em São Roque, Darcy Penteado foi um dos mais importantes artistas do interior de São Paulo, tendo uma carreira de reconhecimento em inúmeras expressões artísticas, desde a literatura, pintura, gravura até maquetes, figurinos e cenografia.

Pioneiro ao retratar pautas do movimento LGBTQIA+ no início da década de 50, suas obras alcançaram reconhecimento a nível nacional e internacional e atualmente compõem acervos de importantes instituições e museus, como o MASP (Museu da Arte de São Paulo) e JP Morgan Chase. Darcy faleceu vítima da AIDS em 1980 e seu legado permanece vivo até hoje.

Programação da ação do Dia da Visibilidade Lésbica que marca a abertura da exposição:

15h30 – abertura da exposição Darcy Penteado;
16h – fala curatorial com Jaqueline Ferreira, Allan Yzumizawa e o educador Marco Escobar;
17h – performance de Pandora Moon – artista sorocabana;
18h – Roda de conversa “Memórias de um corpo não amável: a tridimensionalidade da cidade como potência ética criativa”, com participação da professora da UFSCar, Viviane Mendonça, da educadora do Museu da Língua Portuguesa, Uma Reis Sorrequia e da artista multimídia indígena, Janaína Silva, com mediação de Sandy Domingues da frente ANTICAPITALISTAS.
20h – Show de encerramento com a compositora e cantora Joessica Borges.

Apoiadores:

Amigos da Arte – Museu da Diversidade Sexual de São Paulo; Governo do Estado de São Paulo; Prefeitura e Divisão de Cultura da Estância Turística de São Roque; SESC Sorocaba; Apeoesp Sorocaba e região; Coletivo Anticapitalista; Arquivo Edgard Leuenroth e Galeria Recorte.

Serviço: 

Exposição: “Olhares de Darcy Penteado sobre o Futilismo da Tradição”
Período: de 29/08/2021 a 30/10/2021
Horário de funcionamento: de terça sexta, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 14h
Realização: Maloca Centro Cultural – rua Francisco Scarpa, 321, Centro, Sorocaba.
Apoio: Amigos da Arte – Museu da Diversidade Sexual de São Paulo; Governo do Estado de São Paulo; Prefeitura e Divisão de Cultura da Estância Turística de São Roque; SESC Sorocaba; Apeoesp Sorocaba e região; Coletivo Anticapitalista.
Instalações: Painéis de reprodução – croquis – livros eróticos – reprodução jornal/revista Lampião da Esquina – documentos originais – obras originais – reprodução em lambe-lambe/parede.
Curadoria: Ella Vieira e Jaqueline Ferreira
Produção: equipe Maloca e produtores associados; Helena Ferraz, Sandy Domingues e Robson de Siqueira Duque.
Indicação e classificação indicativa: Geral – a partir de 14 anos
Entrada: Gratuita
Agendamento de visitação: bit.ly/agendaDarcyPenteado 
Acessibilidade: Elevador e banheiros adaptados para PCD.

Os comentários estão desativados.