Exposição gratuita na Biblioteca Infantil divulga a cultura africana

Cultura
22/11/2021
Foto: Divulgação / SECOM Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), promove, até o dia 30 de novembro, a exposição “Antes da África”, do artista plástico e pesquisador Onildo de Deus Aguiar, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca da Sá Fleury”. A mostra reúne peças e esculturas baseadas em etnias africanas e quilombolas.

A exposição busca apresentar os diferentes aspectos e a diversidade cultural do continente africano e seus reflexos no Brasil. Resultado de um longo trabalho de pesquisa, as peças foram produzidas com materiais reciclados, madeira, fibras e corantes naturais, buscando retratar com fidelidade os elementos de cada etnia ou grupos.

Onildo, natural de Santos e radicado em Sorocaba, é pesquisador de Culturas Africanas e membro do NUCAB (Núcleo de Cultura Afro-Brasileira) da Universidade de Sorocaba (Uniso). Responsável pela pesquisa musical do Programa “Nação Afro”, da Cruzeiro FM, que foi transmitido de 1997 a 2002. Poeta e escritor, participou de 16 edições dos “Cadernos Negros”, do Quilombhoje, e realizou exposições de seus trabalhos em Jundiaí, Santos, Campinas e Sorocaba.

O público deve seguir todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como usar máscara protetora e respeitar o distanciamento social. Também é disponibilizado álcool em gel a todos. A Biblioteca Infantil está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723.


ir para o topo

Enviar