Duo sorocabano Macaco Joint faz sua estreia com “Macaxeira”
Internamente chamado de “Rock de Quebrada”, o álbum de estreia do duo sorocabano Macaco Joint, intitulado “maca X eira”, foi lançado no início do segundo semestre de 2024.
A obra, composta por uma única faixa, contém 9 recortes/movimentos de identidade realista, cujo significado e simbologia são amplificados quando observados em conjunto e na ordem correta.
Misturando várias influências de música pesada e latina, é possível captar referências de Metal, Hardcore, Punk, Grunge, Stoner, Groove, Rap e Percussão. Tudo isso com músicas intensas para bater cabeça, dançar e chacoalhar o cabelo.
Os recortes musicais são centrados nas observações cotidianas, superficiais e profundas, de um trabalhador brasileiro normativo diante da angústia, ansiedade e depressão causadas pela realidade contemporânea, cujo impacto varia de acordo com suas condições de vida.
As letras apresentam influências do Rap, Realismo (Brasileiro, Português e Russo), Filosofia e Psicanálise Junguiana, somadas a outras referências sonoras como diálogos de filmes, trilhas de jogos, remixes de outras músicas, falas de Paulo Freire, reportagens, sons da natureza, entre outros.
São abordados temas sensíveis como Saúde Mental, Depressão, Cannabis, Mídias Sociais, Sociedade, Comunidade, Comunicação, Política, entre outros, com forte impacto do período da COVID-19 (período em que a banda se formou e começou a cunhar sua sonoridade). Por conta disso, o álbum é internamente chamado de “Rock de Quebrada”.
As músicas referem-se umas às outras e apresentam estruturas de repetição e reforço em ideias e passagens para criar efeitos similares aos encontrados no cinema e na literatura. A obra é toda pensada em torno da numerologia e metalinguagem, procurando transcender a ideia fechada e, mais do que conclusões, trazer dúvidas e reflexões.
Contra o racismo, machismo, sexismo, elitismo, homofobia e qualquer preconceito.
Ouça o álbum na íntegra:
Conheça o trabalho mais de perto através do Instagram: @macacojoint