Companhia Musical Sorocabana lança clipe em homenagem a Noel Rosa

“Noel, 110 anos de samba” será lançado no Youtube e disponibilizado gratuitamente

Cultura
07/07/2021
Foto: Divulgação/Companhia Musical Sorocabana

Arte e história. A união dessas palavras foi a inspiração à Companhia Musical Sorocabana (trupe de atores do interior de São Paulo) para trazer aos palcos, ainda que de forma online, a lembrança de um dos maiores músicos populares brasileiros. O projeto “Noel, 110 anos de samba” ficará disponível para o público a partir do dia 9 de julho, às 12h, no canal da Companhia no YouTube.

Com a pandemia, o que era pensado primeiramente como uma peça teatral, precisou ser readaptado para as telas, no formato de clipe musical da música “Fita Amarela”, composta por Noel Rosa em 1932.

“Apesar da mudança exigida em nosso projeto inicial, o clipe nos trouxe novas possibilidades estéticas que antes não poderiam ser trabalhadas no palco”, indicou Daniel Guimarães, porta-voz da Companhia.

Para os atores, o trabalho em um novo palco, além de abrir novas possibilidades, também trouxe desafios. Davi Fields, que no clipe interpreta o próprio Noel Rosa, contou que trazer todas as nuances da forte personalidade de Noel para a tela foi algo gratificante, mas que necessitou total empenho já que o compositor é um marco para a cultura mundial.

“Como ator de palco, atuar em frente às câmeras é algo desafiador, mas estou feliz em poder trazer toda a poesia de Noel Rosa para a mídia audiovisual”, disse o ator.

os atores interpretaram a musica fita amarela de noel rosa scaled e1625664879543

“Queremos ambientar ao máximo nosso espectador à época, além da surpresa que preparamos a quem assistir”, lembra Daniel | Foto: Divulgação

Todo o clipe foi gravado com ambientação característica da época. Desde figurinos, até o próprio modo de cantar dos artistas, teve que ser estudado e adaptado, como o sotaque carioca, que Noel era tão apaixonado.

Para Daniel, o projeto de Noel Rosa não terá fim somente no clipe, para ele, a cultura popular deve ser cada vez mais difundida e conhecida pelas novas gerações, principalmente. “Temos diversos planos para o futuro após a pandemia, e a companhia tem o objetivo de levar muita arte e alegria, após todos esses momentos de dor que vivemos”, finaliza o porta-voz.

“Noel, 110 anos de samba” foi contemplado pelo Edital 12/2020 publicado no Decreto Municipal número 25.928/2020, pautado na Lei Federal 14.017/2020 e Decreto Federal no 10.464/2020. A apresentação será disponibilizada por tempo indeterminado no canal Companhia Musical Sorocabana, no YouTube.


ir para o topo

Enviar