Circaba recebe inscrições para workshops gratuitos de circo

Cultura
22/11/2021
Foto: Divulgação

Jogar bolinhas para o ar e tentar sincronizar o movimento. Todo mundo já tentou isso em algum momento da vida. O circo inspira arte e para não deixar morrer essa cultura, que é tão forte em nossa cidade, o Circaba (Festival de Circo de Sorocaba), organizado pelo grupo de circo-teatro Barracão da Vó e a Escola de Circo e Artes Culturais Usinarte, está com inscrições abertas para workshops gratuitos que vão ocorrer paralelamente ao festival, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro.

As aulas serão ministradas no Teatro Municipal Teotônio Vilela e no Jardim Simus, sede da Usinarte. Para o diretor e proprietário da escola de circo, Gabriel Manzini, o festival e as oficinas simbolizam que a cultura e a arte resistem ao tempo. “Uma coisa legal é poder trazer artistas nacionais e regionais para o Circaba, reforçando a importância dos nossos artistas brasileiros, valorizando a nossa arte. E ter projetos assim mostra que nós, artistas, ainda podemos viver de nossa arte, fazendo o que a gente ama”, declara.

Todos os workshops terão 12 vagas disponíveis cada e serão preenchidas conforme ordem de inscrição. Para se inscrever é preciso enviar e-mail até a 00h00 do dia 02/12 para circabafestival@gmail.com, com nome completo, idade, cidade e nome dos workshops de interesse.

 

Abaixo está a programação das aulas:

SEXTA DIA 03/12/2021

Lira circense, com Mariana Noronha – Sorocaba (SP)

Idade: acima de 9 anos

Das 10h às 12h

Local: Usinarte

Brincar de ser: um passeio pela Palhaçaria, com Bruna Walleska – Sorocaba (SP)

Idade: acima de 13 anos

Das 14h às 16h

Local: Teatro Municipal

SÁBADO DIA 04/12/2021

Técnicas Circenses Básicas, com Ana Sousa e Yuri Oliveira – Sorocaba (SP)

Idade: acima de 7 anos

Das 10h às 12h

Local: Usinarte

Ferramentas para o Circo de Rua, com Daniel Poittevin – Uruguai e Fernando Nicolini – Rio de Janeiro (RJ)

Idade: acima de 13 anos

Das 14h às 16h

Local: Teatro Municipal

DOMINGO DIA 05/12/2021

Tecido acrobático, com Bruna Genovez de Jundiaí (SP)

Idade: acima de 13 anos

Das 10h às 12h

Local: Usinarte

Fundamentos da Parada de Mão, com Louisse Aldrigues de Uberlândia (MG)

Idade: acima de 13 anos

Das 14h às 16h

Local: Usinarte

O festival

A segunda edição do Circaba contou com recursos do PROAC LAB 2020 – Lei Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O diretor do Barracão da Vó, e responsável pelo Circaba, Rodrigo Marins, acredita que o retorno aos palcos é um marco depois de um tempo de tristeza e reclusão. “Vai ser uma grande celebração da vida através da arte. Foram quase dois anos de perdas de artistas, amigos e familiares. Será um festival que pretende celebrar a vida e homenagear os grandes artistas que se foram”.

A Usinarte fica na Alameda das Margaridas, 415, Jardim Simus, e o Teatro Municipal “Teotônio Vilela” está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, Alto da Boa Vista.


ir para o topo

Enviar