Cineasta de Sorocaba atua nos bastidores do clipe ‘Girl From Rio’, da Anitta

Dalila Aguiar é formada pela UFF e já trabalhou em programas de humor do Multishow

Música
20/05/2021
Foto: Reprodução Facebook/Dalila Aguiar
Texto de Carol Fernandes

Cineasta formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a sorocabana Dalila Aguiar é uma das profissionais envolvidas com a produção de “Girl From Rio”, da cantora Anitta. O clipe, inspirado no clássico “Garota de Ipanema”, foi lançado no último dia 30 de abril e possui mais de 20 milhões de visualizações no YouTube.

Dalila Aguiar foi responsável por providenciar os objetos que apareceram em cena, garantindo a compra e, até mesmo, empréstimo dos itens. Durante as gravações, a profissional ficou em uma tenda de arte entregando o material para que os contrarregras levassem até o set de filmagem.

“Nós [Departamento de Arte] não medimos esforços pra realizar a obra da melhor forma, dentro do que foi idealizado pela direção de arte, dentro do orçamento e do prazo estipulados. Nós também nos organizamos com o transporte dos objetos e coordenação da equipe de contrarregras, que são as pessoas que de fato estão presentes na hora da filmagem”, afirma a cineasta.

O trabalho realizado pela sorocabana em “Girl From Rio” foi revelado em uma publicação do ilustrador Luitz Terra, no Facebook. “Curiosidade: vocês sabiam que uma Girl From Sorocaba trabalhou no clipe da Anitta? Isso mesmo, minha amiga Dalila Aguiar tem uma longa história no audivisual, e acho que muita pouca gente aqui sabe disso. Tenho um orgulho enorme!”, escreveu.

dalila aguiar girl from sorocaba e1621609605753

Cineasta comemorou a participação no clipe com montagem | Foto: Arquivo Pessoal

Dalila conta que foi surpreendida com a repercussão na rede social: “É um clipe grandioso, muito trabalhoso mesmo, de uma artista muito importante. Fico feliz com o quanto está sendo valorizado. Mas para mim foi um trabalho normal”.

Para ela, a experiência foi diferente mesmo em relação ao set de filmagem, o Piscinão de Ramos (nome popular do Parque Ambiental da Praia de Ramos Carlos de Oliveira Dicró, na capital do Rio de Janeiro). Isso porque a maioria dos trabalhos em que atuou durante a trajetória profissional, ocorreram em estúdios.

Experiências

A sorocabana Dalila Aguiar começou sua carreira como estagiária em programas de humor do Multishow, canal de televisão brasileiro por assinatura. “Foi meio por acaso que eu fui parar nesse nicho. Meus amigos também trabalhavam com humor, e fui sendo indicada para a equipe de arte através do contato com as produtoras que eles trabalhavam”, recorda.

E completa: “Conforme eu ia estagiando, ia fazendo contato com essas produtoras e as pessoas das equipes de arte, que posteriormente me contratavam para trabalhos maiores”.

dalila aguiar e contrarregras final level e1621609409523

Dalila Aguiar e contrarregras no programa Final Level Show, do Felipe Neto. Ela coordenou a equipe | Foto: Arquivo Pessoal

Entretanto, o trabalho mais marcante para a cineasta ocorreu na região de Sorocaba. Ela foi assistente de figurino no filme “A Fera na Selva”, dirigido pelos atores Paulo Betti e Eliane Giardini. “Foi um encontro do meu passado com o meu presente profissional”, conta.

Cenas do filme foram gravadas no Centro de Sorocaba, em locais como a Igreja Matriz, o prédio do Correio da rua São Bento e a Estação Ferroviária. E também na Fazenda Ipanema, em Iperó (SP).

“O filme se passa em várias épocas, cada época com uma demanda diferente de pesquisa e realização. Os personagens tinham suas evoluções. Isso é um trabalho muito rico para o figurino, departamento em que trabalhei”, afirma a cineasta.

Outro trabalho marcante para Dalila é a série para YouTube “Longe do Reino”. “Foi minha primeira direção de arte, e o conceito era uma brincadeira entre a era medieval e o Rio de Janeiro atual, era muito legal criar esse encontro”, conta. O elenco é formado pelos atores Leandro Soares, Bryan Ruffo e Tuti Müller.

Confira o clipe de “Girl From Rio”:


ir para o topo

Enviar