Camilo Macedo, músico de Sorocaba, lança valsa jazzística
Inspirado por grandes mestres, o guitarrista Camilo Macedo mergulha no jazz waltz em seu novo single, “Valsa #01 (Para Elaine)”.
Com influências dos standards de Bill Evans (“Blue in Green”, “Very Early”, “Waltz for Debby”), Jaco Pastorius (“Three Views of a Secret”) e o clássico “Alice in Wonderland” de Bob Hilliard e Sammy Fain, Camilo também incorpora elementos das obras contemporâneas “Juju”, “Giselle” e “Fizê” do baixista Thiago do Espírito Santo, que participa da canção.
Músico de grande repertório técnico, Camilo explica sobre como imaginou a execução da guitarra: “Houve uma tentativa de incorporar a técnica de Jeff Beck, inicialmente tocando sem palheta na primeira execução do tema e, posteriormente, com palheta, buscando uma sonoridade alinhada ao estilo de Scott Henderson, na segunda exposição final.”
O nome escolhido para o single revela uma aura afetiva da composição: é uma homenagem à companheira de mais de 28 anos, Elaine.
A música tem participações muito especiais para Camilo Macedo.
O já citado Thiago Espírito Santo, baixista de renome e com quem Macedo desenvolveu uma relação próxima, iniciada no período em que excursionaram pelo Brasil no Jazz Festival BB Seguros – Thiago com seu grupo e Camilo com o projeto Jazzmania do guitarrista Sérgio Dias – e de Cleber Almeida, na bateria, conhecido por seu trabalho em projetos como Trio Curupira, Trio Macaíba, Banda Mantiqueira e Fabiana Cozza. Cléber é alguém a quem Camilo tem como um professor, já que é um grande conhecedor de ritmos brasileiros e consegue conectá-los com a musicalidade do mundo todo.
A mixagem e masterização foram conduzidas por Tiago Giovani, responsável também pelas gravações dos teclados.