Atividades literárias são destaque na programação de maio do Sesc Sorocaba

Cultura
04/05/2021
Foto: Divulgação

O Sesc Sorocaba promove ao longo do mês de maio uma programação especial de literatura. Dentre as atividades, o público vai poder aproveitar as indicações de livros da série Alimente a Mente, conferir uma exposição de poemas autorais, além de acompanhar os bate-papos ao vivo Mulheres da Palavra e Clube de Leitura. Confira a programação:

Card online  
Alimente a Mente – Do 13 ao 20 “Literatura Infantil negra”   
Com Maria Angélica Àse, educadora do Sesc Sorocaba
O Projeto Do 13 ao 20 tem o intuito de reconhecer, valorizar e fortalecer a cultura negra. A partir de maio, funcionários do Sesc Sorocaba trazem indicações mensais de livros dentro dessa temática. A primeira é a da educadora Maria Angélica Àse, sobre o livro “Abecedário Afro de Poesia”, de Silvio Costta.

A publicação fica disponível nos perfis do Facebook e Instagram da unidade a partir do dia 1/5, sábado.

Alimente a Mente – Mulheria
Com funcionárias do Sesc Sorocaba
Dando continuidade às atividades do Mulheria, o Alimente a Mente será composto por indicações de livros feitas por funcionárias do Sesc Sorocaba, trazendo perfis e olhares de mulheres diversas. A cada mês, uma dica diferente.

No mês de maio a dica é da programadora cultural Lívia Vertuan sobre o livro “O Feminismo é para todo mundo”, de bell hooks (que assina o nome em minúsculas).

A publicação fica disponível nos perfis do Facebook e Instagram da unidade a partir do dia 6/5, quinta. 

Vídeo 
Exposição Mulheres da Palavra 
Com Gilena Lima, escritora
Ação que apresenta trabalhos produzidos por poetas durante a participação no projeto Mulheres da Palavra. Neste mês, a série conta com a voz da poeta Gilena Lima, participante que mora em Belém do Pará.

O vídeo será disponibilizado no canal do Youtube do Sesc Sorocaba na terça, dia 11/5. 

bell hooks foto monica almeida

Divulgação | Monica Almeida

Bate-papo online   
Mulheres da Palavra
Com Thatiana Rocha e Francine Segawa
Encontro virtual com mulheres que têm o intuito de compartilhar seus escritos de qualquer natureza com outras mulheres, estabelecendo uma troca de experiências e dialogando sobre formas de cultivar a escrita no cenário atual.

O bate-papo ao vivo acontece dia 14/5, sexta, às 17h, via Microsoft Teams. Classificação etária 10 anos.

Card online
Alimente a Mente  
Com Thatiana Rocha, bibliotecária do Sesc Sorocaba
O Alimente a Mente deste mês traz indicações de livros que reúnem contos, um gênero que pode ser descrito como uma narrativa breve e que deve trazer elementos principais como enredo, personagens, tempo e espaço, sendo mais curto que um romance.

As indicações serão publicadas dia 18/5, terça, nos perfis do Facebook e Instagram da unidade. A classificação é livre.

Bate-papo online  
Clube de leitura – Torto arado, de Itamar Vieira Junior   
Com Giane Sales, pedagoga
O Clube de Leitura aborda o livro “Torto arado”, de Itamar Vieira Junior. O romance conta uma história que se passa no sertão brasileiro. Duas crianças, as irmãs Bibiana e Belonísia, em meio a curiosidade infantil, encontram uma velha e misteriosa faca guardada sob a cama da avó. Esse encontro desencadeia perdas, mudanças e transformações, não somente para elas.

Numa trama conduzida com maestria e prosa melodiosa, o romance esmiúça, em meio ao silêncio, a saga de diferentes gerações de uma mesma família, sobreposta à história brasileira, na qual o sistema escravocrata é sempre presente.

O encontro acontece dia 29/5, sábado, às 10h, via Microsoft Teams. A classificação é livre.


ir para o topo

Enviar