ATHON investe em criatividade e inovação para lançar seu MBA Executivo com 21 especializações

Notícias
22/03/2021
Foto: Divulgação | ATHON Ensino Superior
Conteúdo oferecido por Athon Ensino Superior

As Instituições de Ensino têm como premissa básica oferecer aos alunos conteúdos e práticas essenciais para a capacitação profissional.

Contudo, a dinâmica do mundo moderno e as frequentes mudanças no mercado de trabalho exigem mais do que ordinário: é preciso trazer conhecimento aliado à inovação.

A ATHON Ensino Superior (Aprimoramento e Transformação Humana Orientados aos Negócios) surgiu tendo a inovação como parte do seu DNA.

Desde sua criação, a ATHON orientou seu olhar para a revolução digital, a modernidade no universo corporativo e a inovação, buscando integrar esses fatores dentro de seus cursos de MBA para oferecer aos alunos uma formação completa e antenada com o contexto em que vivemos.

“O MBA Executivo da ATHON traz muitas novidades para atendimento das atuais necessidades empresariais. Nossa resposta a essas demandas é a oferta de dez novas formações, nos núcleos Estratégia de Negócios, Finanças, Marketing e Vendas, Pessoas e Tecnologia da Informação.” destaca o Professor e Mestre em Ciências Elcio Sotkeviciene, que trabalha há mais de 50 anos na formação de profissionais na área de negócios internacionais.

Inovação é abdicar do conhecimento do passado?

É verdade que a Revolução Digital e a agilidade do mercado de trabalho em se atualizar faz com que tudo pareça uma grande novidade, porém, a inovação não exige o esquecimento do passado, na verdade, os caminhos do futuro se baseiam fortemente nos trajetos que já foram percorridos.

“(o passado) tanto vale que nos trouxe até aqui. Existem, porém, novas demandas; surgem novas patologias, produtos e serviços alterando o comportamento dos consumidores e dos mercados. Hoje, temos significativa influência da tecnologia da informação em nossas atividades pessoais e profissionais.” reforça Elcio Sotkeviciene.

De acordo com o Professor, o MBA Executivo da ATHON é construído com olhar atento sobre os novos desafios, sem abdicar dos conhecimentos que já foram construídos até o momento.

O foco não é trazer o embate entre o moderno e o tradicional, mas sim encontrar o equilíbrio ideal para oferecer aos alunos uma carga de conhecimentos que vai de encontro às principais necessidades das empresas.

Novas fronteiras, novos desafios

A busca pela inovação não se resume a tentar modernizar o que já existe, mas também tem foco em entender o que há de novo.

O mundo atravessa um momento cheio de incertezas, e o segredo para trilhar o caminho profissional com sucesso está no acúmulo de conhecimentos.

“O MBA Executivo da ATHON agrega habilidades que os profissionais precisam – principalmente no contexto atual – tais como: perceber os sinais vitais dos negócios, saber interpretá-los e intervir nas situações para entregar os resultados necessários.” explica o Professor Sotkeviciene.

Dentre os objetivos do MBA Executivo ATHON está a capacitação do profissional para lidar com as mudanças, enxergando-as positivamente, como uma oportunidade de crescimento.

“Queremos formar líderes que se comportem como agentes de mudanças em quaisquer áreas da atuação empresarial. Nosso programa foi totalmente reformulado, e agora traz disciplinas que o mercado vem demandando cada vez mais. Duas palavras, portanto, sintetizam o que estou dizendo: criatividade e inovação.”, explica Elcio.

athon sorocaba mba banner

Inovando com foco no que o mercado quer

Inovar por inovar não é o foco do MBA Executivo da ATHON.

O Departamento Acadêmico orienta seus esforços para mapear as principais exigências do mercado para trazer esses temas para dentro da sala de aula.

“O dinamismo da ATHON é proporcional aos movimentos do mercado. É por essa razão que estruturamos o Conselho Curador de Futuro – formado por pessoas da mais alta expressividade no mundo dos negócios, atuando em organizações mundialmente conhecidas.” afirma o Professor Elcio Sotkeviciene.

É assim que a ATHON não mede esforços para ampliar seu network e construir relacionamentos saudáveis com lideranças do mercado, a fim de construir pontes sólidas entre o que o mercado quer e o que os alunos aprendem.

Os membros do Conselho Curador trazem a visão das atuais demandas e a ATHON atua na viabilização desses temas como parte do conteúdo do MBA.

“Queremos ser uma escola com foco no presente e olhar no futuro, reconhecida por sua atuação inovadora. Daí a importância deste diferencial.” completa Sotkeviciene.

Inovação e criatividade aplicados no dia a dia: como a ATHON estruturou o MBA Executivo

Se o caminho para acabar com as incertezas é o acúmulo de novos conhecimentos e a busca pelo entendimento do que há de inovador, logo, apenas um programa educacional construído com foco nesses “gaps” irá trazer ao aluno uma bagagem realmente enriquecedora.

De acordo com o Professor Élcio, o MBA Executivo ATHON foi construído com base em 3 pilares que são “desenvolver profissionais T, onde a vertical da letra significa o conhecimento especializado, na formação selecionada; e, a parte horizontal, simboliza a habilidade de integrar seus “skills” às outras áreas do negócio, com foco na construção de resultados”.

O aprendizado também foca no Life Long Learning, conhecido como Triplo L e que representa o aprendizado ao longo da vida.

Após a conclusão do MBA, todos os participantes da comunidade Alumni podem cursar outras disciplinas de seu interesse em qualquer uma das 21 formações oferecidas pela ATHON.

Segundo o Professor Élcio, a ideia é dar aos alunos a oportunidade de ter certificações específicas e atualizadas à medida que surgem novos conhecimentos relativos à área de atuação profissional.

O último pilar estrutural é o Mentoring, que, segundo o professor, é “um conjunto de ações que avaliam as competências, impulsionam o desempenho e, por consequência, aceleram a carreira”.

Desses 3 pilares, surgem os 3 steps que dão base ao currículo do MBA:

  1. O conjunto de conteúdos para formação de lideranças e compreensão das competências que são exigidas pelo mundo dos negócios;
  2. Disciplinas específicas de cada um dos núcleos de formação. Esta é considerada o pilar estrutural do curso;
  3. Grupo de disciplinas focadas à formação escolhida. Essa etapa é complementada com o Results Lab, o laboratório de resultados do MBA Executivo ATHON.

Nesta última etapa ocorre o desenvolvimento de oportunidades de negócios, trazendo um olhar empreendedor à formação.

“Além de oportunizar a criação de negócios, (o Results Lab) também habilita a percepção e desenvolvimento de oportunidades em empresas existentes”, o que demonstra que o empreendimento é mais amplo do que apenas abrir um novo negócio.

MBA Multifocal

Diferente de muitos MBAs que têm foco exclusivo na formação de profissionais para cargos C-Level em empresas de grande porte, o MBA Executivo ATHON apresenta uma estrutura plural, que engloba dez formações diferentes.

A estrutura foi criada para desenvolver mais profissionais capacitados para atuar em amplas frentes de negócios.

De acordo com o Professor Élcio “No step 1 temos disciplinas como Gestão de Talentos Intergeracionais pensando na diversidade de gerações como fator competitivo e, por meio de plataformas e aplicativos, há formações em e-commerce, Marketing Digital entre outras. Um outro foco é no atendimento de necessidades do setor de serviços, que compõem mais de 75% do PIB brasileiro, o que gerou uma outra área de formação: a de Marketing de Serviços”.

O MBA foca na capacitação profissional e também no desenvolvimento de líderes, que são os reais agentes de mudança, capazes de transformar o ambiente de trabalho e os modelos de negócios com base em inovação e estratégia.

De acordo com o Professor Elcio, o perfil do aluno do MBA Executivo ATHON são “pessoas com interesse em adquirir bagagem gerencial para buscar posição de liderança na empresa, ou empreender, atuando para construir um futuro sem limites”.

“Desenvolvemos os aspectos humanos para construção de um mundo melhor. Os aspectos profissionais são orientados para a conquista de resultados demandados pelas organizações, a partir da atuação local, para um mundo sem fronteiras.” finaliza.

As inscrições para as 21 especializações do MBA Executivo Athon 2021/1 estão abertas até o dia 30 de março.

Para saber mais sobre metodologia, cursos e mensalidades, basta acessar a página oficial do MBA.


ir para o topo

Enviar