“Sexta-feira Cultural Live” do Objetivo Sorocaba apresenta e discute artes cênicas no próximo dia 27

Cultura
25/11/2020
Foto: Diuvlgação

Sempre na última sexta-feira de cada mês, o Objetivo Sorocaba realiza o evento on-line “Sexta-feira Cultural Live”, organizado pela unidade Centro. Nesta próxima edição, no dia 27, o tema central será a linguagem teatral, com uma série de atividades voltadas para as artes cênicas.

A transmissão, ao vivo e aberta a todos os interessados, começa às 9h, pelo canal oficial do Objetivo Sorocaba no YouTube, no link: https://youtu.be/CuZCtg2lCr4.

O encontro virtual terá início com as apresentações dos vídeos produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio do Objetivo Sorocaba Centro, a partir das análises e discussões em aula acerca da peça teatral “Entre Quatro Paredes”, de Jean-Paul Sartre, escrita em 1944.

O professor Sidney Aguilar, do Laboratório de Humanidades, que é doutor em Educação e pós-doc em História, comenta que as edições deste ano do projeto cultural, em função da pandemia, estão sendo duplamente ricas ao processo de ensino-aprendizagem, pois permitem a realização de trabalhos interativos, em que, mesmo à distância, os alunos podem trabalhar em grupo. O projeto contribui, ainda, diz o professor Sidney, no desenvolvimento do aluno em uma perspectiva intelectual-acadêmica.

O projeto “Sexta-feira Cultural Live” é interdisciplinar, envolvendo as matérias de Redação, Sociologia e Artes. “O Objetivo Sorocaba inova, mais uma vez, ao valorizar a criatividade e o protagonismo dos alunos, habilidades extremamente necessárias e fundamentadas à vida e previstas no novo documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, pontua a professora Erika Elisabeth Niggl, de Linguagem.

No cronograma da live, após a exibição dos vídeos dos alunos, será a vez da apresentação do grupo teatral interno “Erra Bonito”, formado por alunos do Ensino Médio do Objetivo Sorocaba Centro. A trupe exibe um vídeo, em que cada aluno discorre sobre sua pesquisa pessoal acerca do que é arte e tudo o que envolve a poética da linguagem nesse campo.

Por fim, por volta das 11h, a professora doutora do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, Andréia Nhur, ex-aluna do Objetivo Sorocaba, conversará com os estudantes sobre assuntos relacionados ao tema “A poética do corpo e da voz”. Andréia é sorocabana e professora visitante na Ghent University, na Bélgica. “A ideia é que ela fale aos alunos a respeito da sua pesquisa sobre o mundo das artes cênicas e da sua trajetória acadêmica, para que eles possam, além de aprender, criar referências sobre esse amplo universo”, aponta o professor Hércules Soares, do Laboratório de Artes e curador de Arte da escola.

Educação e cultura

O “Sexta-feira Cultural Live” é mais um diferencial do Objetivo Sorocaba, que permite, por meio de atividades que dialogam com o universo artístico-cultural, o aprendizado e a ampliação do conhecimento dos alunos de maneira lúdica, quebrando, assim, a rotina convencional de estudos.

Mais informações sobre esse e outros projetos do Objetivo Sorocaba podem ser obtidas pelo site: objetivosorocaba.com.br.

ir para o topo

Enviar