São Paulo ganha Tour Virtual pelos grafites de rua espalhados pela cidade

Estão reunidos 40 murais de artistas respeitados, das mais variadas temáticas, sendo 12 deles focados exclusivamente na pandemia

Cultura
08/12/2020

Nomeado de MAR 360°, o projeto inédito do Museu de Arte de Rua (MAR), com realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e desenvolvido pela Triarts New Media, apresentará 40 murais, valorizando a arte de rua. Eles poderão ser vistos em um verdadeiro tour virtual cultural pelas mais variadas zonas e bairros que cortam a cidade, através de um plataforma online que possibilita a visualização de um mapa personalizado, disponível em www.mar360.art.br.

Bueno Caos

Divulgação | Bueno Caos

A iniciativa acontece em meio a segunda onda de contaminação de COVID-19 e visa permitir que todos consigam andar pelos mais de 110 km que separam as artes, com velocidade e toda segurança que o momento atual nos pede.

As obras escolhidas para estarem disponíveis nesse primeiro momento são todas de artistas respeitados como Speto, Alexandre Orion, Mundano, entre tantos outros, sendo metade delas focadas na discussão e abordagem da pandemia e o restante nos mais variados assuntos.

Crica Monteiro

Divulgação | Crica Monteiro

O processo

Para a realização desta ação, inédita no mundo todo, foram necessários mais de 3 meses de trabalho, entre captação das imagens e programação e execução da plataforma. Para que todos os murais fossem captados em seus mais ricos detalhes durante um mês inteiro foi utilizado um drone, equipado com câmeras 12K de altíssima resolução.

Mundano

Divulgação | Mudano

Todo esse esforço resultou no único museu de rua do mundo com o formato de realidade virtual, que pode ser acessado pelo navegador de qualquer computador. O MAR 360° também foi projetado com tecnologia de giroscópio, que cria a sensação de visão em primeira pessoa quando vivenciado através do celular, sensação essa que pode ser intensificada com o uso de óculos de VR ou mesmos óculos Cardboards.

ir para o topo

Enviar