Prefeitura cria ‘Escuta Acolhedora’ para atender pessoas durante pandemia

Serviço telefônico de saúde mental atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

12/05/2020
Foto: Ilustrativa | Unsplash

Por meio da Secretaria da Saúde (SES), a Prefeitura de Sorocaba inicia nesta terça-feira (12) o serviço telefônico de saúde “Escuta Acolhedora”. A iniciativa atende pessoas impactadas emocionalmente pelo isolamento social e pelos danos psíquicos causados em decorrência da pandemia da Covid-19.

A “Escuta Acolhedora” é um trabalho liderado pela Coordenação de Saúde Mental do município, com apoio da Divisão de Educação em Saúde. O serviço telefônico será prestado por psicólogos e terapeutas ocupacionais, atendendo pelo número (15) 3238-2400, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Inicialmente, o serviço contará com quatro ramais para atender a população. O atendimento terá uma duração média de 30 minutos por conta da necessidade do vínculo e abordagem, por tratar-se de uma assistência em saúde mental.

Escuta Acolhedora

Ação é voltada para pessoas acima de 18 anos | Foto: Prefeitura de Sorocaba

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Eline Vitor, durante o contato será realizada a triagem para classificação entre munícipes da população geral e de profissionais da saúde. A escuta oferecida terá o foco na diminuição de danos psíquicos.

“Esse atendimento se baseará em aspectos psicossociais em situações de pandemia, que possibilitam enfrentar o desafio de atender um número maior de pessoas, no momento de suas necessidades, auxiliando-as a lidar melhor com seus recursos e limites. Além de ampliar os recursos disponíveis em saúde mental”, destaca a coordenadora.

A proposta tem o objetivo de concluir o acolhimento na mesma ligação, porém, se houver uma situação grave que demande mais cuidados e articulações, ocorrerá o encaminhamento da pessoa para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do usuário para continuidade do atendimento.

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