Artistas negros de Sorocaba e região que você precisa conhecer

Cantores, sambistas, drag queens, rappers, trappers e muito mais

Cultura
19/11/2020
Foto: Carmo | Divulgação
Texto de Isabela Dantas

O Dia da Consciência Negra (20 de novembro) celebra a existência de um grande líder do movimento negro no país, Zumbi dos Palmares. Porém, o dia 20 de novembro também carece por reflexão, resistência e acima de tudo, consciência, por uma sociedade livre de preconceitos e que valorize todos os indivíduos.

Assim, pra colaborar com a luta antirracista e de quebra curtir um som e ficar por dentro do ramo cultural, aqui vai 15 artistas negros de Sorocaba e região que você precisa conhecer.

Os Pereras

Já dizia Dorival Caymmi, “quem não gosta de samba, bom sujeito não é”! Assim, resgatando o melhor do samba raiz, a dupla Os Pereras representa nas composições e harmonia. Se liga na música “Janaína”!

Vennuz MC

O rapper e multiartista, Vennuz MC, traz em suas composições, rimas cheias de histórias, acompanhadas de uma batida que não deixa ninguém parado. Confira o som “X-Men”:

Marcus Alves

Trazendo o melhor da música brasileira, além de influências do soul e jazz, o artista Marcus Alves, está conquistando a cena 015 com músicas que fazem parte do álbum “Queda pra Cima”, como a música “Jogada”.

Ananda Jacques

Abordando ancestralidade, afeto, religião africana e afro futurismo, a cantora e compositora, Ananda Jacques, manda muita música brasileira. Escute “Coroa de Prata”.

Hugo Rafael

Integrante do grupo Sambô, o cantor Hugo Rafael é vencedor do quadro “Jovens Talentos”, em 2011, do programa Raul Gil, e também foi líder do grupo Fast Food Brazil, banda sorocabana de rock alternativo, e segue influências do soul, jazz e R&B. Conheça o single “Filho de Deus”.

Carmo

Com seu primeiro single recém lançado, Carmo traz uma mescla de R&B, indie, e MPB para suas composições. Sente o groove com a música “Navegar”.

Queen Dandara

A drag queen Dandara, arrasa na cena pop autoral com suas performances e letras que contagiam a todos, seja no rolê ou na sala de casa. Dá uma olhada no clipe da música “Boomerang”.

Medusa Camargo

Uma pausa nas músicas para destacar esta diva! A Medusa é modelo, artista e também tem seu próprio brechó, com roupas finas e selecionadas. Se liga no Instagram do brechó e garante sua peça.

Clayton Correa

Outra dica cultural, são as ilustrações incríveis do Clayton Correa, que também é tatuador e manda muito bem na arte. Confira mais ilustras e por que não escolher uma tattoo?

X4HipHop

O grupo de rap sorocabano, representa no skate e nas ruas, com suas letras originais que levam mensagens de estilo de vida e justiça social. Escute a música “Noisqta”.

Dazen

O rapper Dazen, além de ser presença confirmada nas rodas de rima, também conta com sons autorais de trap, rap e R&B. Se liga na música “Casa Dourada”.

Joéssica Borges

Dando voz à mulheres negras por meio de sua arte, Joéssica emociona com suas interpretações e músicas autorais que transbordam sentimentos. Ouça a música “Mete a Colher”.

Marvena

A drag queen sorocabana, é uma super modelo e artista, que expressa sua ancestralidade em seus looks e performances. Confira o canal da diva no Youtube.

DJ Moraes

As pistas da cidade fervem com os sets do DJ Moraes. Com setlists de hip hop e black music, o DJ é presença confirmada nos rolês sorocabanos e a fora. Se liga no trabalho do DJ.

DJ Moraes

Tristão

O trapper Tristão ficou conhecido nacionalmente por suas músicas levarem bom humor e batidas contagiantes, como o single “Julio”, em homenagem ao personagem do Cocoricó.


Estes são alguns dos artistas da nossa cidade.

Deixe nos comentários sua indicação pra fortalecer o movimento negro cultural.

ir para o topo

Enviar