menu search

Cultura20ª Semana Nacional de Museus terá programação especial em Sorocaba a partir de quarta-feira (18)

Museu Histórico Sorocabano
Foto: Divulgação | Emídio Marques
Publicado em às

Sorocaba receberá, de 18 a 21 de maio, uma programação especial como parte da 20ª Semana Nacional dos Museus, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e em parceria com diferentes instituições. A população poderá participar gratuitamente de várias atividades, como: oficina de cerâmica, de desenho de observação, saída fotográfica, entre muitas outras. Os encontros acontecerão no Museu Histórico Sorocabano (MHS) e no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS).

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a semana acontece em todo o País e comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Há alguns anos, Sorocaba já participa desse importante acontecimento cultural.

“A programação tem como objetivo aproximar a população dos museus, promovendo o enriquecimento cultural, por meio dos acervos disponíveis em nossos prédios históricos”, explica o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

As atividades terão início na quarta-feira (18), com a aula aberta “Possibilidades de pesquisas nos acervos dos museus”, em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso). O encontro acontecerá das 18h às 20h, no Salão Vermelho da Uniso (Campus Trujillo), localizado na Avenida General Osório, 35, Vila Trujillo. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (9), pelo link: https://abre.ai/aulaaberta18-5.

Na quinta-feira (19), das 15h às 17h, será realizada uma oficina de desenho e observação no MEFS, localizado no Jardim Maylasky, na Rua Álvaro Soares, 533, no Centro. As vagas são limitadas a 20 inscritos e estão disponíveis, por meio do link: https://abre.ai/oficinadedesenhoeobservacao19-5.

A programação especial segue na sexta-feira (20), com o lançamento do livro “O legado da Estrada de Ferro Sorocabana em Itapetininga”, de Igor Mateus Santana Chaves, às 16h, no MEFS. Depois, será exibido o documentárioEntrelinhas”, da Organização Coletivo 015.

As atividades do sábado (21) terão início no MHS, localizado na Rua Teodoro Kaisel, s/n, na Vila Hortência, anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, das 10h às 12h, com a oficina de cerâmicaO Patrimônio Arqueológico no Museu Histórico Sorocabano”. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas a 30 inscritos, pelo link: https://abre.ai/oficinaceramica21-5.

Dando continuidade aos eventos de sábado, o MEFS realizará, das 15h às 17h, uma saída fotográfica sobre a memória ferroviária. Com 30 vagas disponíveis, os interessados podem fazer a inscrição via link: https://abre.ai/saidafotografica21-5.

Mais informações sobre a programação da 20ª Semana Nacional dos Museus em Sorocaba podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (15) 3231.1026 ou pelos emails: mefs@sorocaba.sp.gov.br e mefs@sorocaba.sp.gov.br.