
”O Despertar da Primavera”Teatro ∙ Teatro Getúlio Vargas
No sábado (05/07), o Teatro Getúlio Vargas recebe o espetáculo ”O Despertar da Primavera”!
Com sessões às 16h e às 20h, a peça é baseada na obra homônima de Frank Wedekind e foi adaptada para os dias de hoje por Níveo Diegues, com o elenco do grupo TEC.
Considerada a maior obra do dramaturgo alemão, ”O Despertar da Primavera” é um trabalho seminal na história moderna do teatro.
Explorando e tecendo críticas às complexidades da adolescência e à repressão sexual em uma cidade rígida e opressiva do século XIX, a história foca em três personagens: Melchior, Wendla e Maurício, que lutam para conciliar seus desejos e impulsos sexuais emergentes com as normas morais e religiosas impostas pela sociedade.
No elenco, 14 jovens atores em formação da Oficina de Atores de Sorocaba, integrantes do GRUPPO TEC.
A peça mergulha na descoberta da sexualidade por parte dos adolescentes, revelando as consequências trágicas que podem surgir quando a curiosidade natural e as necessidades emocionais são silenciadas por tabus e pela falta de diálogo aberto.
Melchior, um jovem rebelde e intelectual, tenta questionar os dogmas da época, enquanto Wendla, de uma família de classe média alta, lida com a repressão materna.
Maurício, por sua vez, enfrenta a pressão acadêmica e as dificuldades em entender seus próprios desejos, o que o leva a um ponto de ruptura.
Detalhes sobre o evento
O espetáculo abre espaço para debates sobre temas como gravidez na adolescência, aborto, liberdade sexual, descoberta da sexualidade, suicídio e a falta de conhecimento sobre o próprio corpo, mantendo-se uma obra relevante em suas críticas sociais e emocionais.
Atenção, o evento conta com duas sessões:
- 16h
- 20h
Os ingressos custam R$ 25,00 e podem ser adquiridos pelo telefone (15) 99603-8012 ou via direct no Instagram. O espetáculo acontece no Teatro Getúlio Vargas, localizado na Av. Dr. Eugênio Salerno, 262 – Centro.