
“Mude sua cultura, não mude nosso clima!”
No final de semana (11 e 12/10), o projeto cultural “Mude sua cultura, não mude NOSSO clima!” acontecerá em Votorantim, na Escola Ambiental e Cultural “Sítio Reino Animal”!
Gratuito, o evento ocorre em dois horários: às 9h30 e 13h30.
O convite é para o público refletir sobre as mudanças climáticas enfrentadas pelo planeta e seus habitantes.
Além disso, a ideia é sensibilizar através da arte, cultura e ecologia, propondo aos visitantes uma narrativa roteirizada, envolvente, que acontece durante um percurso ecocultural, que visita os quatro espaços distintos da Escola Ambiental e Cultural “Sítio Reino Animal”.
O trajeto conta com guias capacitados e com instalações artísticas distribuídas, com diferentes propostas:
- duas delas, criações de Adriano Gianolla e de Larissa Ye Pâdiho Mota Duartes, foram criadas especialmente para compor a ambientação do projeto e voltadas ao âmbito do sensorial;
- já as outras, são focadas em reflexões sobre a arte de Frans Krajcberg, Nele Azevedo, Eduardo Kobra e Will Ferreira, artistas plásticos que já alertaram sobre as belezas e as dores atreladas ao meio ambiente.
A visita tem duração de 1h30!
Inscrições
Apesar de ser gratuito, é necessário realizar inscrição prévia clicando aqui.
Conheça os participantes do projeto:
Gianolla é artista plástico votorantinense, especializado em Gestão Ambiental e responsável por uma das instalações artísticas do projeto.
Desde os anos 2000, desenvolve trabalhos na área da cultura.
“Atuo com atividades que envolvem tecnologia, criatividade e educação — sempre buscando maneiras diferentes e interessantes de ensinar e engajar as pessoas”, conta.
Já Ye Pâdiho é uma artista visual indígena que faz parte da etnia Ye’pâ-masa do povo Tukano (localizado no Amazonas).
A artista foi convidada pelo Instituto Roni Puglia para criar uma instalação que reflete a cultura ancestral que carrega nas veias e que inspira suas obras.
Kátia Regina Pereira Ribeiro Puglia, idealizadora do projeto, pontua o papel da arte e da criatividade para a compreensão pública sobre as consequências das mudanças climáticas.
“Foram desenvolvidas para o projeto ações temáticas em que arte e cultura são o fio condutor de transformações sociais”, afirma.
Acessibilidade
A Escola Ambiental e Cultural “Sítio Reino Animal” conta com entrada acessível para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade.
Por meio de rampas com baixa declividade e portões largos, o evento faz questão de deixar todo mundo confortável.
Endereço
A Escola Ambiental e Cultural “Sítio Reino Animal” fica na Estrada dos Morros, Rua B, nº 148 – Bairro dos Morros, em Votorantim.