
“Auto do Guriatã”Teatro + ópera ∙ Teatro Procópio Ferreira
Sexta-feira (27/02), o Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí, recebe o espetáculo “Auto do Guriatã”!
Às 19h, o público aprecia a Ópera Popular de Mestre Humberto de Maracanã.
O evento é gratuito!
A apresentação integra a programação do Conservatório de Tatuí e encerra a circulação do espetáculo pelo estado de São Paulo.
A obra é uma “ópera popular” baseada no precioso repertório de Mestre Humberto de Maracanã (1939-2015), um dos maiores expoentes do Bumba Meu Boi do Maranhão.
A montagem transpõe ao palco a narrativa simbólica do boi que, após ser roubado e passar por um ciclo de morte e cura, ressurge para novos ciclos da festa. Por meio de toadas imortalizadas por seu mestre, o musical explora temas como ancestralidade, poder e as relações sociais.
“As toadas criadas por Mestre Humberto são de uma sofisticação rara, uma verdadeira opereta que une o erudito e o popular. Trazer esse universo para o palco do Conservatório de Tatuí é honrar a memória de um gênio que dilui fronteiras musicais”, explica Renata Amaral, musicista e diretora-geral do projeto.
Elenco de peso
O elenco do espetáculo exemplifica um encontro potente entre referências das tradições populares e músicos da cena contemporânea.
No palco, mestres como Tião Carvalho, Ana Maria Carvalho, Graça Reis e Sapopemba dialogam com músicos e pesquisadores como Lincoln Antonio, Ariel Coelho e a artista Aline Fernandes.
Além disso, o espetáculo é marcado pela inversão dos papéis tradicionais: a Mestra Graça Reis assume o papel do “Amo” (o dono da fazenda), posição historicamente masculina no Auto clássico, atualizando o discurso sobre poder e gênero dentro da tradição.
Mais informações
A apresentação conta com acessibilidade em Libras e reforça o compromisso do projeto com a democratização do acesso à cultura de matriz africana e brasileira.
O Teatro Procópio Ferreira fica na Rua São Bento, 415 – Centro, em Tatuí.
O projeto Auto do Guriatã é aprovado no Edital de Fomento CultSP PNAB nº 24/2024 – Gravação e Lançamento de Álbum Musical Inédito, com apoio do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.