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LazerSorocaba participa do curso de férias on-line “Cada macaco no seu galho” junto com outras instituições brasileiras

Foto: Divulgação
Atualizado em às

Dezenove instituições brasileiras que trabalham em prol da conservação da natureza e da educação não formal se uniram e vão realizar juntas, de 1º a 31 de julho, o curso de férias on-line e gratuito “Cada macaco no seu galho”, que é voltado a crianças e jovens de todo o país.

Sorocaba será representada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), por meio do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, que terão atividades com o tema “Unidos pela Conservação” nos dias 9 e 10 de julho.

A união de forças para realizar um curso de férias surgiu diante do momento grave de pandemia da Covid-19 que o país enfrenta. A proposta de um projeto on-line aos Zoos e Aquários do Brasil foi feita pela equipe do Zoológico de Bauru.

“O momento requer a união dos educadores na criação de ações que realmente sejam significativas na formação das crianças. Assim, lançamos a proposta ao grupo de educadores de Zoos e Aquários do Brasil, no qual 19 instituições aderiram à ideia do Curso, ficamos realmente muito felizes com a união de Zoológicos, Jardim Botânico, Parques, ONGs e Museus”, informa a bióloga do Zoológico de Bauru, Samantha P. L. Bittencourt.

O objetivo do curso é realizar atividades educativas on-line de duas a quatro vezes por semana, com destaque aos primatas, apoiando a Campanha Educativa da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), intitulada “Somos Todos Primatas”.

As equipes de Educação Ambiental do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e do Parque da Água Vermelha prepararam para o dia 9 de julho, o quiz “Qual macaco sou eu?”, com o objetivo de apresentar algumas espécies brasileiras de primatas que vivem no zoo e suas características. São eles: sauim-de-coleira, muriqui-do-sul, sagui-do-tufo-preto, macaco-prego-do-peito-amarelo e bugio-preto.

Já no dia 10 de julho, a programação terá a atividade “Que macaco será que fez a coisa?”, que contará com um vídeo investigativo com direito a uma visita ao setor de nutrição do zoo para descobrir curiosidades sobre o macaco-prego e o bugio, como a alimentação desses animais em vida livre e no zoológico, além de destacar a importância das áreas verdes e naturais para a conservação da fauna local.

As instituições participantes são: Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP), Parque Ecológico de São Carlos (SP), Instituto de Conservação de Animais Silvestres (SP), FuBá Educação Ambiental (SP), Museu do Dante (SP), Centro de Educação Ambiental do Zoológico Municipal Doutor Belírio Guimarães Brandão de Garça (SP), Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba – SP (através do Zoológico de Sorocaba e do Parque Água Vermelha), BioParque do Rio (RJ), Parque de Educação Ambiental Arca de Noah (RJ), Parque Zoobotânico Municipal Doutor Mário Frota (MG), Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (MG), Zoológico Municipal de Curitiba (PR), ONG R3 Animal (SC), Zoo Pomerode (SC), Zoo Botânico de Brusque (SC), Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (SC), Zoológico Municipal de Canoas (RS), Prefeitura de Sapucaia do Sul (RS).

Programação:

01 de julho (quarta-feira)

Instituição: Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque (SC)

Título: “Brinque com o bugio”

Público – alvo: A partir de 8 anos

Objetivo: Conhecer e aprender sobre as características e particularidades do bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans); e Estimular a concentração e o desenvolvimento da coordenação motora da criança.

Recurso didático: Por meio de vídeo explicativo apresentar as características do bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans) e propor a confecção de origami de primata para brincar em casa.

 

03 de julho (sexta-feira)

Instituição: Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (SC)

Título: “A Grande Família dos Caranguejeiros”

Público – alvo: Para todas as idades

Objetivo: Conhecer a vida e o comportamento familiar da espécie de macacos caranguejeiros (Macaca fascicularis) finalizando com uma atividade divertida de dança que tem o propósito de reunir todos os integrantes da família.

Recurso didático: Vídeo sobre as características dos macacos caranguejeiros. No final será apresentado/ensinado uma coreografia de dança.

 

05 de julho (domingo)

Instituição: Parque Ecológico de São Carlos/ ICAS / FUBÁ (SP)

Título: “E agora? Como atravessar essa rodovia?” – Origami dos animais que vivem perto das rodovias

Público – alvo: 9 a 10 anos

Objetivo: Trabalhar a problemática das colisões entre humanos e animais de forma lúdica, por meio de contação de histórias e da confecção de origamis dos animais.

Recurso didático: Construção de Origami.

 

08 de julho (quarta-feira)

Instituição: BioParque Rio (RJ)

Título: Primatas do Brasil

Público – alvo: Todas as idades

Objetivo: Apresentar primatas característicos do país, principalmente da mata atlântica, suas curiosidades, aspectos de conservação da espécie e produção de desenhos pelas famílias participantes.

Recurso didático: Atividade “Quiz”

 

09 de julho (quinta-feira)

Instituição: Parque da Água Vermelha e Zoológico de Sorocaba (SP)

Título: Qual macaco sou eu?

Público – alvo: a partir de 6 anos

Objetivo: Conhecer algumas espécies brasileiras de primatas que vivem no zoo (sauim-de-coleira, muriqui-do-sul, sagui-do-tufo-preto, macaco-prego-do-peito-amarelo, bugio-preto) por meio de suas características gerais (biologia, ecologia e curiosidades), gerando identificação com as mesmas.

Recurso didático: Atividade “Quiz”

 

10 de julho (sexta-feira)

Instituição: Parque da Água Vermelha e Zoológico de Sorocaba (SP)

Título: Que macaco será que fez a coisa?

Público – alvo: a partir de 4 anos

Objetivo: Conhecer a alimentação, em vida livre e no zoológico, de dois primatas nativos de Sorocaba e região (macaco-prego e bugio), destacando a importância das áreas verdes e naturais para a conservação da fauna local.

Recurso didático: Vídeo investigativo com direito a visita ao setor de nutrição para descobrir curiosidades sobre os primatas.

 

12 de julho (domingo)

Instituição: Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP)

Título: As aventuras do Macaco-Aranha

Público – alvo: a partir de 4 anos

Objetivo: Despertar a curiosidade de crianças e oferecer conhecimento sobre o macaco-aranha.

Recurso didático: Contação de histórias com fantoches e cartilha de atividades sobre os primatas para ser impressas.

 

13 de julho (segunda-feira)

Instituição: Zoo Pomerode (SC)

Título: Conversando sobre Primatas

Público – alvo: Todas as idades

Objetivo: Mostrar a diversidade de espécies de primatas; Explicar a importância deste grupo de animais; Informar as funções do zoológico.

Recurso didático: Contação de história com fantoches.

 

15 de julho (quarta-feira)

Instituição: Zoológico de Varginha (MG)

Título: Cada macaco no seu galho

Público – alvo: A partir de 6 anos

Objetivo: Apresentar a diversidade de primatas brasileiros; Sensibilizar, através da arte, o despertar da consciência para a conservação dos primatas e da fauna e flora brasileiras.

Recurso didático: Vídeo-aula.

 

16 de julho (quinta-feira)

Instituição: Prefeitura de Sapucaia do Sul (RS)

Título: “Cacá lê para você! Quer ouvir uma história?”

Público – alvo: a partir de 4 anos

Objetivo: Sensibilizar os participantes quanto à importância do Mico-leão-dourado, por ser uma espécie endêmica do Brasil, que ocorre exclusivamente na Mata Atlântica.

Recurso didático: Leitura da história e atividade motora de coreografia.

 

17 de julho (sexta-feira)

Instituição: Centro de Educação Ambiental e Zoológico Municipal de Garça (SP)

Título: Desenhando com as sombras

Público – alvo: a partir de 5 anos

Objetivo: Estimular a criatividade e a percepção do meio ambiente usando como tema norteador o hábitat e os hábitos do Bugio (Aloutta caraya)

Recurso didático: Vídeo sobre as características do Bugio e seu habitat e oficina de desenho com sombras

Materiais necessários para oficina: Papel (sulfite ou cartolina), lápis, borracha, lápis de cor ou giz de cera para colorir. Para as sombras são necessários animais em miniatura (caso a criança não possua os animais em miniatura, será disponibilizado um molde para ser feito em papel).

 

19 de julho (domingo)

Instituição: Arca do Noah – Parque de Educação Ambiental (RJ)

Atividade 1- Aprendendo com os Saguis

Público – alvo: a partir de 3 anos

Objetivo: Mostrar como é realizado o manejo com os saguis, apresentar duas espécies de saguis e mostrar enriquecimento.

Recurso didático: Vídeos didáticos e informativos sobre as duas espécies de saguis que temos Callithrix jacchus e Callithrix penicilata.

Atividade 2 – Brigadeiro com Pimenta Rosa

Público – alvo: a partir de 12 anos

Objetivo: O sabor da aroeira, seu odor e a cor são estímulos sensoriais e provocam curiosidade, não só nos animais, mas nos humanos também. Assim, aprenderemos a fazer um delicioso brigadeiro gourmet utilizando essa especiaria, proporcionando uma deliciosa sobremesa para as férias.

Recurso didático: tutorial em vídeo de como fazer o brigadeiro, com a receita na descrição do vídeo.

Ingredientes:

• 1 lata de leite condensado

• 1 colher de sopa de manteiga

• 1 colher de chá de pimenta-rosa seca e moída (você pode encontrar em feiras, mercados, casas especializadas em ervas e produtos naturais, entre outros).

Com todos os ingredientes na panela, fogo desligado, mexer até obter uma mistura o mais homogênea possível. Ligar o fogo, em temperatura baixa e cozinhar o brigadeiro até que ele “dê o ponto” e desgrude do fundo da panela.Transferir para um recipiente untado e deixar descansar para esfriar.

Caso queira enrolar, colocar na geladeira para que fique bem firme, facilitando o trabalho. Ou comer o famoso brigadeiro de colher!Pode até usar um pouquinho da Pimenta-rosa para enfeitar o brigadeiro…

 

22 de julho (quarta-feira)

Instituição: R3 Animal (SC)

Título: Cuxiú: o macaco que bebe água com as mãos.

Público – alvo: A partir de 6 anos

Objetivo: Apresentar a espécie Cuxiú (Chiropotes satanas) e seu papel na natureza; ressaltar as ameaças para a espécie, abordando o tráfico de animais; destacar a importância da união de todos para preservar o meio ambiente.

Recurso didático: Contação de história através de vídeo de animação com uso de imagens e desenhos.

 

23 de julho (quinta-feira)

Instituição: Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica/Prefeitura de Belo Horizonte (MG)

Atividade 1- Título: Jogo da Memória “Macacos Ameaçados: quem é quem?”

Público – alvo: A partir de 6 anos.

Objetivo: Apresentar de maneira lúdica algumas espécies de primatas ameaçados de extinção que ocorrem no Brasil, estimulando a memorização rápida de imagens e textos.

Recurso didático: jogo da memória virtual (disponibilizado através de um link) no qual o jogador clica nas cartas e estas se viram em pares. Ao clicar em uma próxima dupla de carta as anteriores desviram e o jogador é estimulado a memorizá-las para uma próxima tentativa em formar pares iguais.

 

24 de julho (sexta-feira)

Instituição: Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica/Prefeitura de Belo Horizonte (MG)

Atividade 2- Título: “Uma Aventura com os Primatas Brasileiros”.

Público – alvo: a partir de 09 anos

Objetivos: Apresentar os primatas brasileiros que vivem no Zoológico de Belo Horizonte, de maneira divertida. Mostrando como cada um pode contribuir para a conservação da fauna. Além de estimular a concentração e o raciocínio.

Recurso didático: vídeo com apresentação das informações sobre as espécies e quiz.

 

26 de julho (domingo)

Instituição: Parque Zoológico Municipal de Canoas (MG)

Atividade 1- Título: Proseando sobre Bugios

Objetivo: Aprender sobre a biologia dos Bugios-ruivo (Alouatta guariba clamitans).

Recurso didático: Vídeo de curiosidades sobre o bugio, passo a passo de uma dança puramente gaúcha de nome “Bugio” e caça-palavras e pintura para download.

Público-alvo: crianças e adultos

Atividade 2-Título: Dando nome ao MACACO

Objetivo: conhecer e dar nome ao novo integrante do Zôo Canoas, uma Sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus).

Desenvolvimento: vídeo contando a evolução do tratamento do animal.

Recurso didático: Convidaremos as crianças a votar em uma das opções de nome para o sagüi.

Público-alvo: Crianças de todas as idades poderão participar.

 

29 de julho (quarta-feira)

Instituição: Zoológico Municipal de Curitiba (PR)

Título: Na trilha do Muriqui

Público – alvo: A partir de 5 anos

Objetivo: Estimular a curiosidade; Conhecer alguns conceitos importantes em conservação, Incentivar o trabalho em grupo – cooperação.

Recurso didático: Realização de um jogo tipo quiz no Centro de Educação Ambiental e tour pelo recinto dos muriquis-do-sul.

 

31 de julho (sexta-feira)

Instituição: Museu do Dante (SP)

Título: Atividade 1 – Macaco na mão

Público – alvo: a partir de 7 anos

Objetivo: Estimular a criatividade através da pintura com as mãos, a fim de ilustrar as espécies de primatas que foram conhecidas no decorrer do curso.

Propor que as pinturas sejam enviadas por foto para a fanpage para divulgação.

Recurso didático: vídeo do passo a passo de como desenhar um macaco utilizando o formato da mão. A gravação será feita no espaço dos dioramas do museu, onde antes do início da atividade aparecerá em forma de um pequeno tour a imagem do espaço.

Título: Atividade 2 – Somos todos primatas!

Objetivos: Apresentar através de crânios algumas semelhanças, que fazem os seres humanos e os macacos pertencerem à mesma ordem dos primatas.

Recursos didáticos: Conversa com biólogo educador e um fantoche que representará o público infantil, crânios de diversos primatas inclusive do humano, fantoche.

Público-alvo: crianças e adultos.

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