Sesc Sorocaba promove diversas ações online com artistas de Sorocaba e Região

Programação conta com série de vídeos que abordam dança, circo, teatro e música

Cultura
14/07/2020

O Sesc Sorocaba conta com uma programação ativa em ambiente digital que oferece conteúdos que abrangem as mais variadas linguagens. Por meio de uma série de vídeos, as ações têm como objetivo fomentar a cena artística local, abalada em decorrência da paralisação imposta pelo novo coronavírus. Confira:

Toca Aí

Na série Toca Aí, músicos contam um pouco sobre a história, características e variedades de seus instrumentos, além de apresentarem ao final do vídeo uma curta performance. Nesta série, os convidados também disponibilizam uma playlist com expoentes musicais de diversos estilos em que o instrumento apresentado se destaca.

De acordo com o técnico de programação do Sesc Sorocaba, Roberto Sgarbiero, “temos grandes instrumentistas aqui na nossa região, inclusive alguns expoentes nacionais dos respectivos instrumentos. Porém, com a paralisação das apresentações públicas, estes instrumentistas tiveram sua atuação duramente limitada. Ao mesmo tempo, sabemos que estas pessoas têm muito a contribuir com quem se interessa por música, sobretudo quando têm oportunidade de compartilhar seus conhecimentos, o que pode convertê-los em importantes agentes de acesso à música. Então, com esta série, buscamos promover a aproximação do público que está navegando pelo ambiente digital com formas diversas de fazer música, pois estes grandes instrumentistas ajudam a despertar a curiosidade e promover o conhecimento, ao falar dos instrumentos de uma maneira qualificada”.

Confira alguns vídeos que já estão disponíveis no canal do Sesc Sorocaba no Youtube.

Guitarra
Com Camilo Macedo

Contrabaixo acústico
Com Felipe Brisola

Acordeon
Com Beto Corrêa

Para conferir a playlist completa, clique aqui.

1 minuto pra pensar

Nesta ação, profissionais das artes cênicas de Sorocaba e região gravam um vídeo de um minuto abordando as seguintes questões: “para onde vão as artes cênicas?”, “o que significa um corpo cênico confinado?” e “uma profecia para as artes?”. Sem a intenção de ter uma resposta formada, a proposta é que as questões sirvam como mote para a reflexão. Os vídeos publicados apresentam diversas visões sobre o assunto.

Confira alguns vídeos que já estão disponíveis no canal do Sesc Sorocaba no Youtube.

Dança
Com Renata Ferraz Rocha, bailarina

Teatro
Com Mário Pérsico, ator, diretor e professor de teatro

Circo
Com Geisa Helena, atriz, palhaça, produtora e educadora física

Para conferir a playlist completa, clique aqui.

Pílulas de urgência

Fazedores de artes cênicas radicados na região de Sorocaba são convidados a produzir em vídeo uma cena curta (de 3 a 5 minutos) inédita, numa proposta de autodireção e autoprodução. Com isso, promove-se um desafio aos artistas para que adaptem e transponham a execução cênica ao registro em vídeo, ocupando-se também das questões técnicas relativas a este tipo de trabalho. Os artistas são provocados a trabalhar sobre a questão mais urgente para cada um deles neste momento.

Segundo Marcos Tadeu, supervisor de programação do Sesc Sorocaba, “os projetos “1 minuto para pensar” e “Pílulas de Urgência” surgem da necessidade de um rearranjo programático ao qual o distanciamento social, necessário no momento, nos colocou. Como nos reaproximarmos do público frequentador da unidade sem estar junto? Sem a presença física? Como ativar a rede de artistas profissionais da cidade e região? Essas questões foram norteadoras para o processo de curadoria dos projetos que, em comum, buscam instigar os artistas a refletirem sobre a relação de seus trabalhos e pesquisas com um momento tão singular vivido pela humanidade”.

Confira alguns vídeos que já estão disponíveis no canal do Sesc Sorocaba no Youtube.

Teatro: Solo Indócil
Com Fernanda Brito

Dança: QUEDA – isolamento sobre corpo
Com Lucas Moraes

ir para o topo

Enviar