SemanArteOn: Objetivo Sorocaba Norte promove festival artístico para aproximar alunos da arte

Cultura
18/09/2020
Foto: Divulgação

Em tempos de isolamento social e de adaptação ao “novo normal”, cabe também às escolas se reinventarem e buscarem soluções para aproximar os alunos do ensino, sem, contudo, se esquecer da parte humana e do bem-estar emocional dos estudantes. Diante disto, o Objetivo Sorocaba Norte realizou um projeto que conecta os jovens com a arte, a SemanArteOn.

Marisa Telo, professora de Gramática, Redação, Literatura e Análise de Texto no Ensino Médio, explica como surgiu a iniciativa. “A SemanArteOn é um evento da escola, que veio da necessidade de uma pausa na correria tecnológica do bimestre e nas angústias da pandemia, para simplesmente pensar em arte. Esta que, em tempos de pandemia, ao mesmo tempo que foi brutalmente prejudicada, por outro lado, nos salvou do isolamento de diversas formas”, explica.

O tema para os trabalhos foi livre, mas existem categorias em que deveriam se enquadrar. No momento da inscrição, os alunos puderam optar por umas dessas áreas: artes visuais, que engloba fotografia, pintura, curta-metragem, animação, etc.; expressão corporal, sendo dança, dublagem e atividades físicas; comunicação, com declamação de poema, apresentação de teatro, podcast ou audiobook e a categoria musical, compreendendo voz e instrumentos.

O evento aconteceu durante toda esta semana, de 14 a 17/09, seguindo um cronograma estabelecido pela escola. As apresentações têm duração entre um e 15 minutos e acontecem das 9h às 12h e das 19h às 22h, sempre de forma virtual. “As performances são transmitidas pela plataforma Teams. Os trabalhos foram apresentados a todos os colegas de sala, demais estudantes, professores, colaboradores e famílias”, comenta a professora Marisa.

As exposições serão avaliadas por um júri técnico, composto por ex-alunos do Objetivo Sorocaba Norte e professores. Juntos, eles irão decidir os vencedores, de acordo com os critérios: artístico, alcance, conteúdo, pesquisa e quesito técnico. “A proposta é que haja uma avaliação completa, incluindo pesquisa, edição, som, mobilização, abrangência, criatividade e exploração da arte em tempos de isolamento”, diz.

Após todos os trabalhos serem exibidos e avaliados pelo júri, nesta sexta-feira (18/09), os finalistas serão anunciados em uma live que começa às 9h e, à noite, às 19h, serão revelados os grandes vencedores em outra live. Esta contará com a presença especial de uma convidada. “Teremos a honra de receber um grande nome da música para dar uma ‘palinha’ no nosso evento: Teresa Baddini, cantora sorocabana”, adianta Marisa Telo.

Os ganhadores receberão prêmios, segundo a professora. “Serão mimos surpresa, mas também há os prêmios “sonho de pós-pandemia”, como, por exemplo, uma aula de vela na represa de Itupararanga, com o professor Pereira; um dia na minha biblioteca pessoal; jogar videogame com a professora Nayda; ir a um churrasco preparado pelos professores Michel e Zelito e muito mais”.

A educadora ainda comenta que esse projeto mudou a forma com que os professores enxergavam para os alunos. “Algo que comentamos é que eles nunca mais vão olhar o aluno da mesma maneira, pois a visão sobre cada participante se ampliou pelo reconhecimento de novos talentos. Por exemplo, uma das alunas fez um vídeo de divulgação da leitura sensacional e todos sugeriram que ela se tornasse booktuber, que é um nicho do YouTube que fala de livros e literatura. Então, houve muita troca, muita coisa positiva, certamente, nós, professores e alunos, levaremos esse momento para sempre em nossas memórias”, finaliza.

O Objetivo Sorocaba Norte fica na Av. Itavuvu, 4.115, Santa Cecília, telefone: (15) 3332-9855. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.objetivosorocaba.com.br.


ir para o topo

Enviar