Documentário sobre o protagonismo feminino no basquete sorocabano pode ser assistido gratuitamente

Cultura
23/06/2020
Foto: Divulgação

A população pode assistir ao documentário “O protagonismo das mulheres no basquete feminino de Sorocaba – 1949 a 1970”, de forma gratuita, pela internet. Idealizado pela produtora e pesquisadora Angeles Paredes Toral e dirigido e montado por Cleiner Micceno, o filme foi um projeto contemplado, em 2017, pela Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc), mantida pela Secretaria da Cultura (Secult).

Ao longo de seus 60 minutos de duração, o filme narra a história das integrantes da equipe feminina de basquete de Sorocaba que conquistaram títulos estaduais e nacionais, entre as décadas de 50 e 60, além de participações na Seleção Brasileira e em jogos fora do país. As conquistas dessas meninas foram dentro e fora das quadras, já que naquela época, o esporte era voltado especialmente ao sexo masculino.

Dentre as entrevistas e depoimentos reunidos no documentário estão os de ex-jogadoras como Isabel Negretti; Ritinha; Benedita, Ermelinda e Neide. Há ainda outras entrevistas com atletas de gerações mais novas e de outras modalidades, familiares, amigos e jornalistas esportivos. Tudo isso com o intuito de homenagear essas mulheres que construíram parte da história sorocabana, além de propor uma reflexão sobre a luta feminista.

Para assistir ao documentário, clique aqui.

ir para o topo

Enviar