search
highlight_off
Foto: Divulgação
ENCERRADO
Publicado em às

“Eu vivi com o Abaporu”Live ∙ “Eu vivi com o Abaporu”

O arquiteto, artista plástico e fotógrafo brasileiro Fernando Diederichsen Stickel contará suas experiências de convivência com a obra mais icônica do modernismo brasileiro na live “Eu vivi com o Abaporu”, a convite do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). O encontro virtual acontece na próxima terça-feira (02/06), às 18h, por meio do aplicativo de videochamadas ZOOM.

O bate-papo integra o projeto “Amigos do Museu” e é aberto a todos os interessados. Para participar, basta clicar no link. 

Fernando teve contato com o quadro Abaporu durante 20 anos, entre as décadas de 1960 e 1980, sendo uma das obras mais famosas e importantes da artista brasileira Tarsila do Amaral. A pintura ficava no escritório de seu pai, o colecionador e criador da Fundação Stickel, Erico João Siriuba Stickel. Quando visitava o local de trabalho do pai, o artista plástico admirava os detalhes da obra. Agora, relatará essas lembranças na live promovida pelo MACS. Para ele, viver ao lado do Abaporu por um longo período tem importância folclórica, dada a proporção de relevância alcançada pelo quadro.

Na conversa, Stickel também abordará a conexão de toda a sua família com as artes, a partir da herança cultural deixada pelo pai. Por influência de Erico, ele foi impactado pelas artes visuais desde cedo e seguiu o caminho artístico durante toda a sua vida.

Apesar de ter se graduado em arquitetura, Fernando trilhou uma carreira de mais de 30 anos no universo artístico. Além de artista plástico, atuou como fotografo e professor. Hoje, é diretor-presidente da Fundação Stickel, criada por seu pai. Por meio de projetos, a organização leva cursos e oficinas artísticas às periferias de São Paulo e promove diversas exposições.

O artista também discorrerá sobre o trabalho à frente da fundação na live, bem como sobre a arte enquanto transformadora de realidades. Isso porque, assim como as pessoas beneficiadas pela entidade, ele próprio teve a sua realidade modificada pelo meio artístico.

Na ocasião, o público poderá estreitar a relação com a arte e com a história, tão incomum aos brasileiros, que, conforme Fernando, se esquecem facilmente de tudo. Por isso, na palestra on-line, Stickel contará passagens marcantes de sua vida relacionadas à área artística.

event_busy02/06/20 - EVENTO ENCERRADO