menu search

Sorocaba receberá oficialmente corridas de patins

Publicado em às

Por Felipe Carvajal

No capítulo XXI do livro “Memórias do Esporte Sorocabano”, escrito por Otto Wey Netto, ao falar sobre a patinação em Sorocaba o autor começa assim: “A patinação sobre rodas, apesar de inúmeras tentativas, nunca chegou a empolgar os sorocabanos como esporte ou lazer”.

Porém, no mesmo parágrafo, o próprio autor diz que “Acredita-se que Sorocaba ainda venha receber o interesse de novos investimentos nesse esporte”.

Bom, eu irei explicar sobre essas citações, mas já adianto que Wey Netto estaria orgulhoso de sua previsão.

A PATINAÇÃO NO PASSADO

Antigamente, a patinação era fomentada sempre de maneira indoor através dos “rinks de patinação”, tanto que, o primeiro que Sorocaba recebeu foi em 1906, de maneira itinerante, e era chamado de “Ottawa Skating Rink”.

Diversos outros surgiram e se fixaram na cidade posteriormente, destaco os da década de 60 que dentre outros contava com o “Rink São Bento”, o “Speed Roling” e até um local dentro do Ipanema Clube (por mais que este tenha durado um período relativamente curto).

corrida-patins---agenda-sorocaba-blog---foto-divulgacao

Corrida de patins realizada durante a 1ª Maratona Sorocaba / foto: divulgação

A PATINAÇÃO HOJE

Escrevi em maio um texto (que você pode conferir aqui) sobre o atual cenário do patins sorocabano e sobre o Felipe Trujillo Fogaça, que é um dos principais atletas e incentivadores do esporte em Sorocaba.

Naquele momento, eu confesso que não enxergava uma mudança no cenário da patinação sorocabana tão cedo, porém, o Felipe Fogaça pensava diferente e, quando percebeu que poderia criar uma corrida de patins e usar a estrutura da 1ª Maratona Sorocaba Hospital Evangélico, ele não pensou duas vezes. Assim, com consentimento dos organizadores do evento, estava “criada” uma corrida de patins nas distancias de 10 e 21 km, para homens e mulheres.

Assim, sem muita divulgação, no último dia 19/11, os quase 40 patinadores largaram 15 minutos antes do início da maratona para entrar para a história.

corrida-patins---agenda-sorocaba-blog---foto-divulgacao

Corrida de patins realizada durante a 1ª Maratona Sorocaba / foto: divulgação

CORRIDAS FUTURAS

Por conta do sucesso (até que inesperado) que a corrida teve, a comunidade dos atletas de patins de Sorocaba viu que o interesse de outras pessoas aumentaram para o esporte, e assim, para este final de 2017, uma parceria foi feita com a AASP (Associação Atlética Santi Pegoretti) para que antes das corridas de rua, haja a corrida de patins, agora, de maneira oficial.

A primeira delas acontecerá já no dia 09 de dezembro (sábado) às 19h00, antes da Corrida Natal sem Fome Farma Ponte, que terá um percurso de 5,5 km.

O melhor é que, com a parceria, a corrida de patins conseguiu uma maior organização se comparada com a anterior e passará a receber de forma oficial o kit da prova, sem contar que cada atleta terá seu próprio chip para cronometragem do tempo.

A inscrição para a corrida de patins poderá ser feita neste link e o pagamento por hora será diretamente com o Felipe Fogaça, mas, em breve a AASP disse que conseguirá fazer pelo sistema deles também.

E já anotem na agenda: a outra corrida de patins confirmada para este ano antecederá à Corrida Harley Davidson, no dia 17 de dezembro (domingo) às 7h30 e terá um percurso de 11 km.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments