search
highlight_off
Publicado em às

Sorocaba recebe lançamento do Edital das Indústrias Criativas do Brasil

 

O Ministério da Cultura (Minc) lança em Sorocaba nesta segunda-feira (18/06), às 19h, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, o Edital das Indústrias Criativas do Brasil. O evento é direcionado aos empreendedores culturais que atuam dentro da Economia Criativa, buscando envolver a produção, a distribuição de produtos e serviços usando o conhecimento e a criatividade como principais recursos.

Essa vem sendo uma das bandeiras defendidas pelo Poder Público Local, por meio do Parque Tecnológico e Secretaria da Cultura e Turismo, para fomentar a área cultural da cidade. Os objetivos apresentados neste edital são o de conceder apoio financeiro aos selecionados que irão compor uma delegação brasileira; apoiar a internacionalização de empreendedores culturais; ampliar as relações de negócio entre os beneficiários e a expectativa de celebração de contratos comerciais entre os participantes; e fortalecer as cadeias produtivas da economia da cultura da América do Sul e a promoção internacional da cultura brasileira.

edital industrias criativas 1

O edital contempla as áreas de artes cênicas; audiovisual; animação e jogos eletrônicos; design; moda; editorial; música; e museus e patrimônio. Serão selecionados 80 empreendedores, sendo 30% demandantes (profissionais que estarão presentes no evento com o intuito de comprar atrações, artistas e serviços que possam compor ações e eventos a serem realizados no Brasil), e 70% ofertantes (profissionais que participarão com o objetivo de vender produtos para o mercado externo).

O evento conta com apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), Conselho Municipal de Politica Cultural de Sorocaba (CMPCS), Sebrae-SP, Senac, Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba, o MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, ApexBrasil, Cultura Gera Futuro e Ministério da Cultura (Minc), Espaço Empreendedor e Banco do Povo Paulista.