search
highlight_off
Publicado em às

Sorocaba e o esporte: novo conteúdo do Agenda Blog

Por Felipe Carvajal

O esporte começou a fazer parte de mim quando meus pais entenderam que ele seria importante pro meu desenvolvimento, e desde criança até a minha adolescência pratiquei todos eles em busca desta “melhor saúde”.

Passei pelo futebol, natação, karatê, rugby, muay thai, badminton, futebol americano, boxe, tênis e basquete. Não continuei por mais de 3 anos em nenhum deles, e mesmo ainda amando praticar esporte, entendi que a minha relação com o esporte seria outra, mais especificamente aquela “atrás das quatro linhas”. Tinha decidido ai seguir carreira de jornalista esportivo ou fazer uma faculdade de esporte.

sao-bento-cic-foto-divulgacao

Torcida do São Bento lotando o CIC / Foto: divulgação

No final, acabei me formando em Administração / ESAMC-Sorocaba (pois é!)

Após o início da faculdade, entre a Empresa Junior da mesma e alguns estágios, nunca deixei de acompanhar o esporte e sonhar em trabalhar com ele, e foi então que comecei a me inserir neste mundo lá em 2011, quando o Esporte Clube São Bento passava por uma de suas piores fases na história. Então, um grupo de torcedores do qual fiz parte, resolveu fundar a Associação Vamos Subir Bento, com o intuito de poder auxiliar, ajudar e apoiar o São Bento.

Desde então, há quase 5 anos me tornei conselheiro do São Bento, trabalhei na Decathlon e estou concluindo um MBA em Marketing Esportivo / Trevisan-SP.

Agora, acredito que vocês entendam o porquê eu aceitei o convite do Agenda Sorocaba (obrigado, pessoal!) para assinar um blog sobre o tema esportivo. Mas tinha comigo que não queria falar apenas do resultado esportivo em si. Sim, sei que o esporte vive de resultados e também falaremos disso, mas, Sorocaba precisa de mais do que isso, e como bom sorocabano, vou querer abordar o esporte municipal.

Como disse, o esporte de Sorocaba vai além dos resultados, principalmente porque nunca tivemos uma verdadeira política pública sobre isto na cidade, e, basicamente todos os sucessos que aqui se conseguem e conseguiram, foi com muito suor de quem realmente ama isso.

sorocaba-vipers-foto-divulgacao

Sorocaba Vipers Football / Foto: divulgação

O esporte que quero e vou falar não é apenas o do São Bento, da Magnus Futsal e da Liga Sorocabana de Basquete, não desmerecendo esses (pelo contrário), mas, o esporte que vou abordar é aquele que a Secretária de Esportes custa a conseguir desenvolver sem orçamento, é o da Priscila Carnaval e da Bianca Quinalha no BMX, é o da nova Arena Sorocaba, é o da APAN na natação, é o do Fabio Maldonado e do Felipe Micheletti nas lutas, é o do time de handebol feminino campeão dos jogos regionais, é o dos centros esportivos e pistas de skates, é o do Lechusa no rugby, é o do Vipers no futebol americano, é o do futebol varzeano, é o das corridas de rua, é o dos mais de 100km de ciclovias, e é também o dos pilotos Djalma Fogaça, Átila Abreu e Fabio Fogaça.

arena-sorocaba-foto-divulgacao

Nova Arena Sorocaba / Foto: divulgação

Se concordam que o esporte de Sorocaba é sobre todos esses times e atletas, como é também da sua estrutura e políticas públicas, vem comigo nessa!