search
highlight_off
Publicado em às

Sobrevida: do descarte à obra de arte

Durante o mês de Junho de 2015, o SESC Sorocaba recebeu a exposição fotográfica “Do matadouro à Sobrevida”,  do carpinteiro-artesão-autodidata Dimas Pires. E para fechar com chave de ouro, exibiu apremiere do documentário “Sobrevida”.

Com um talento nato e um espírito simples, Dimas olha para coisas que a maioria das pessoas descartariam e enxerga-as totalmente transformadas. Encontra em resíduos florestais que levariam anos para se decompor, sobrevida, peças para serem admiradas no mundo todo como arte, decoração e exemplo de sustentabilidade.

O carpinteiro Dimas transformando a árvore “morta”.

O carpinteiro Dimas transformando a árvore “morta”.

 

Dirigido por Rafael Pieroni, com edição da Outono Filmes e realização da Praia, o documentário conta com simplicidade e grandeza nas falas, cenas e trilha, a história de Dimas e como surgiu o Sobrevida. A trilha sonora criada e produzida pela Casa do Ritmo especialmente para o projeto, chama atenção pela originalidade instrumental que é casada com o ritmo das cenas.

Um documentário onde o conceito principal não se perde quando começa a ser executado, muito pelo contrário, é abordado em cada pequeno detalhe.

Para Dimas é simples ir do lixo ao luxo, com uma visão que transforma o mundo com suas atitudes cotidianas. Para quem quer tirar uma velha ideia do papel, é sem dúvida uma grande inspiração e combustível para a motivação.

Gostaria de registrar aqui meus parabéns a toda equipe que se empenhou para fazer acontecer um projeto tão lindo e nobre. Dá muito orgulho quando pequenas atitudes começam a mudar o mundo pela nossa cidade.

Pra quem acha que as coisas boas só vêm de fora, esta obra sai de Sorocaba para o mundo aplaudido de pé e com gritos de BRAVO! em sua estreia, realizada no teatro do Sesc Sorocaba, no dia 25 de Junho de 2015.

Aguardamos ansiosamente as próximas sessões de exibição do documentário. Fique de olho no portal Agenda Sorocaba.

Acompanhe o projeto Sobrevida: facebook.com/sobrevida.art