search
highlight_off
Publicado em às

Saiba como agendar visitas monitoradas em parques de Sorocaba

Escolas e outros grupos com até 40 pessoas que queiram promover uma atividade educativa em contato com a natureza podem agendar gratuitamente uma visita monitorada nos parques ecológicos de Sorocaba. Entre as opções estão o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Natural “Chico Mendes” e Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade.

Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as ações educativas diferenciadas e gratuitas atendem às necessidades de diferentes tipos de público. Para isso, cada parque tem uma temática e uma estratégia diferenciada para utilização de seu espaço, de acordo com o seu potencial.

No Parque da Biquinha, por exemplo, crianças a partir de 5 anos de idade recebem informações sobre consumo consciente, água, aves urbanas e cultura indígena. Para isso, a equipe do parque realiza teatro de fantoches, além de outras atividades lúdicas e interativas como trilhas, manuseio de materiais, oficinas e jogos interativos. A visita monitorada ocorre às quartas e sextas-feiras.

Já no Parque Natural “Chico Mendes”, os monitores trabalham o tema “Biodiversidade da Flora”, pelo qual os participantes conhecem as espécies vegetais e sua importância ecológica e econômica, os espaços educativos e ainda apreciam a fauna local.

parque-chico-mendes-agenda-sorocaba-blog-foto-divulgacao

Parque Natural Chico Mendes / Foto: divulgação

Para isso, os grupos podem escolher entre quatro roteiros: “Conservação Ambiental e importância das plantas”, “Crimes ambientais e o Bioma Cerrado”, “A vida em comunidades e sociedades” e as oficinas “O Chico Ensina”. A atividade é direcionada para crianças a partir de 6 anos de idade e ocorre às terças e quintas-feiras.

Agendamento

Para participar das visitas monitoradas é necessário que as escolas ou grupos façam um agendamento por meio do site da Sema: meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. Basta entrar na opção “Educação Ambiental”, selecionar a opção “Agendamento de visitas monitoradas nos parques” e preencher um formulário eletrônico com as informações solicitadas.

Os agendamentos devem ser solicitados com antecedência mínima de 15 dias. As datas serão confirmadas mediante disponibilidade de atendimento de cada parque. Mais informações pelo telefone (15) 3238.2366.