menu search

A ‘Residência para Mulheres: Encontro Com O Subterrâneo’, abre sua convocatória com inscrições até 31 de março

Publicado em às

A ideia da residência surgiu em 2016, quando a fotógrafa e artista visual Camila Fontenele passou por uma situação de machismo durante uma atividade profissional, não foi a primeira vez, mas essa situação serviu como gatilho que a fez prometer que tomaria uma atitude. No mesmo ano fez uma parceria com outras fotógrafas de São Paulo para trazer a atividade para a cidade de Sorocaba, mas o projeto não foi aprovado pelo Proac. Ao saber do edital de formação lançado pela Prefeitura de Sorocaba/Secult no final de 2017, viu a chance de ativar novamente esse projeto, dessa vez mais robusto.

Residência para Mulheres encontro com o subterrâneo1

 

A proponente fez um levantamento de dados que demonstra que a luta para a abertura de
espaço para as mulheres ainda é grande. Segundo o relatório realizado pela World Press Photo, Universidade de Stirling e Universidade de Oxford – Instituto Reuters, em setembro de 2015, 85% dos fotógrafos atuantes são homens. A pesquisa de 76 páginas demonstra que a situação não está relacionada à falta de esforço por parte das mulheres. Pelo contrário, os números apontam que essas mulheres possuem maior nível de escolaridade, são mais engajadas com as redes sociais e também mais propensas ao uso de novas tecnologias, como vídeo e multimídia, mas mesmo assim, poucas estão empregadas e as que tem trabalho recebem menos por isso. Em setembro de 2017, a grande companhia japonesa Nikon, ao promover o lançamento da D850, criou um time de 32 fotógrafos profissionais da Ásia e África para testar a nova câmera, porém, nenhuma mulher estava inclusa em sua lista. Na Trienal das Artes-Frestas e no MASP, as ‘Guerrilha Girls’, coletivo formado nos EUA em 1985, denunciaram o sexismo através de um cartaz, que questiona se as mulheres precisam estar nuas para entrar no museu. No Masp, por exemplo, apenas 6% dos artistas em exposição são mulheres, mas 60% dos nus são femininos. Neste ano de 2018, o mais tradicional prêmio de fotojornalismo do mundo, o World Press Photo, chegou a sua 63a edição com 51 finalistas, 5 mulheres e 46 homens, que conhecerão suas premiações numa cerimônia em Amsterdã, no dia 12 de abril.

Por outro lado, as mulheres estão se concentrando em grupos, coletivos, plataformas que promovem debates sobre o machismo na área da fotografia e artes visuais, palestras, oficinas para formação de novas profissionais e estímulo para ocupação no mercado de trabalho. E é nisso que Camila está focando, nessa força que ocorre quando as mulheres se unem, pois é necessário ter ações de campo para que o resultado seja realmente efetivo. Sem vivências compartilhadas, haverá apenas um planar na solução.

Residência para Mulheres encontro com o subterrâneo2

 

A ‘Residência para mulheres: encontro com o subterrâneo’, tem como público-alvo fotógrafas, profissionais ou amadoras, com idade mínima de 18 anos, residentes em Sorocaba e Região. O intuito da vivência de cinco dias é transportar o debate verbal sobre o machismo/sexismo na área fotográfica em ação de combate. Tendo como base teórica e referencial mulheres artistas e doutoras, como: Clarissa Pinkola Estés, Fernanda Magalhães, Zanele Muholi, Camila Cavalcante, dentre outras, será criada uma ponte efetiva (e afetiva) com conteúdos sobre narrativa fotográfica e retratos, apropriação e (re)conhecimento das potências do corpo e busca do próprio interior. As formadoras, são: Camila Fontenele de Miranda (Sorocaba); Evelin Bandeira (Sorocaba-São Paulo); Silvana Sarti (Sorocaba) e Estela Miazzi (São Paulo). Além disso, toda a equipe é composta por mulheres: Sttefania Mendes (Sorocaba), na produção executiva, e Eliete Della Violla (Sorocaba), no design.

Todas as atividades serão realizadas no Ateliê Imprevisto e a exposição coletiva na Fundec. São 20 vagas. Podem se inscrever mulheres com idade a partir de 18 anos, fotógrafas profissionais ou amadoras, residentes em Sorocaba ou Região. Todos os portfólios serão avaliados e as selecionadas anunciadas no dia 10/04. As inscrições devem ser realizadas através do site: www.residenciaencontrocomosubterraneo.com

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments