menu search

Maior coleção de Playmobil do Brasil fica em Sorocaba e conta com muito esporte

Publicado em às

Por Felipe Carvajal

Em 27 de junho de 2017, Pedro Gabriel Paschoalotti, foi considerado pelo Rank Brasil como o detentor da maior coleção de Playmobil do Brasil, com exatos 7.885 bonecos.

colecao playmobil agenda sorocaba blog foto felipe carvajal 5

foto: Felipe Carvajal

Esse feito que destaca a paixão pelos bonecos alemães existente desde 1974 ganhou um destaque extra no noticiário de Sorocaba, pois, apesar de ser natural de Brotas (SP), Pedro mora há quase 20 anos por aqui, ou seja, já é um sorocabano nato.

E, esse fato que já havia me chamado a atenção por conta do meu fascínio por coleções, me gerou um pensamento inevitável: “com tantos bonecos Playmobil, será que não tem nada voltado pro esporte?”.

Bom, para minha felicidade, após um contato despretensioso da minha parte, a resposta da pergunta foi sim.

Ao chegar na casa do Pedro numa tarde de sábado para conhecer a sua coleção, logo fui recebido de maneira muito atenciosa e gentil, e, daquele momento em diante sabia que eu me surpreenderia com o que viria pela frente.

Logo nas primeiras frases da nossa conversa, a primeira surpresa: hoje a coleção já ultrapassava seguramente os 8 mil bonecos Playmobil, ou seja, Pedro já havia batido o seu próprio recorde.

colecao playmobil agenda sorocaba blog foto felipe carvajal 8

foto: Rank Brasil

Pedro também me contou que sua paixão vem desde a infância, e até me mostrou uma foto sua em 1979, onde de fundo, havia uma caixa de Playmobil.

Mas, a sua coleção começou mesmo em 2001, após resolver comprar uma caixa de Playmobil toda empoeirada que havia encontrado no Makro.

E de lá para cá, ano após ano a coleção vem aumentando gradativamente. Inicialmente através de compras em lojas físicas e online pelo Brasil, e hoje em dia por meio da importação, onde, duas vezes por ano uma caixa cheia de produtos diretamente de Zindorf (cidade sede do Playmobil na Alemanha) chega a Sorocaba.

colecao playmobil agenda sorocaba blog foto Rank Brasil

foto: Felipe Carvajal

Focando nos bonecos de esporte que Pedro tem em sua coleção, o que me surpreendeu foi a variedade de esportes que a Playmobil se preocupou em fazer.

Eles vão do snowboarding ao beisebol, da pesca ao boxe, do futebol americano a natação, e por ai vai…

colecao playmobil agenda sorocaba blog foto felipe carvajal 2

foto: Felipe Carvajal

Legal também foi presenciar os bonecos licenciados da NHL (principal liga de hóckey do mundo que acontece nos Estados Unidos).

Estes que são a primeira licença da Playmobil dentro do esporte, que vieram a acontecer somente no ano de 2015, ou seja, quase 30 anos após a criação dos bonecos.

colecao playmobil agenda sorocaba blog foto felipe carvajal 6

foto: Felipe Carvajal

Mas a variedade de Playmobil na coleção é imensa, daria para preencher um livro com milhares de fotos para contar sobre toda ela.

Mas uma coisa é fato, ela abrange toda a história da humanidade, inclusive iniciando lá primórdios do esporte, na Roma Antiga, através dos gladiadores e das corridas de bigas.

colecao-playmobil--agenda-sorocaba-blog---foto-felipe-carvajal

A coleção reúne 7.885 bonecos / foto: Felipe Carvajal

Assim, depois de um pouco mais de uma hora de conversa (que revelou até o lado esportista de Pedro ao me contar que até 2016 corria a Polaris Cup) e muita nostalgia, um pouco antes de me despedir me surpreendi novamente, desta vez, com um presente destinado a mim.

O presente foi um Playmobil (lógico! hehe), e, este em questão faz alusão a seleção brasileira de futebol, que por sinal, ainda estava lacrado em sua embalagem, tal como diversos outros bonecos que se quer foram abertos ainda.

colecao playmobil agenda sorocaba blog foto felipe carvajal 4

foto: Felipe Carvajal

Calculo que nem metade da coleção esteja exposta, algo que surpreende ainda mais.

E, a minha vontade ao sair da casa do Pedro foi uma só: seria mágico poder transformar toda essa coleção num museu, e assim premiar a infância de cada um de nós, premiar nossa cidade e também utilizar todas as eras de bonecos para contar um pouco da nossa história.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments