search
highlight_off
Publicado em às

Jardim Botânico recebe agendamentos para Visitas Monitoradas

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” é um espaço aberto para a realização de visitas monitoradas, onde os participantes podem conhecer as coleções botânicas existentes no local e os aspectos de sustentabilidade que foram utilizados em sua concepção e construção.

Frequentemente diversas escolas e empresas participam das visitas monitoradas, e para atender a demanda de solicitações, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins informa que os interessados em realizar agendamento para visitas monitoradas no Jardim Botânico podem entrar em contato através do e-mail jardimeducador@gmail.com ou de contato telefônico (15) 3235-1130 e verificar disponibilidade de datas para realização das atividades. As visitas são oferecidas de forma gratuita aos grupos interessados.

Segundo o secretário Jessé Loures, durante a visita é realizada a apresentação dos espaços existentes no Jardim Botânico, dando ênfase para a importância do local para o município quanto à pesquisa e conservação da nossa flora local.

jardim-botanico-visitas-foto-divulgacao-agenda-sorocaba-blog1

As visitas são oferecidas de forma gratuita aos grupos interessados / foto: Divulgação

Os participantes das visitas monitoradas podem conhecer as coleções botânicas existentes no local, além da história e concepção da construção do Jardim Botânico que levaram em consideração conceitos fundamentais de sustentabilidade: ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Assim, na sua construção, utilizou-se materiais e soluções que promovem a economia de recursos (água, energia elétrica, madeira), a redução da poluição, a melhoria da qualidade do ar e do solo e o conforto nos ambientes internos.

Já na questão social, o Jardim Botânico apresenta frentes de trabalho de inclusão dos reeducandos, egressos do sistema prisional da cidade em diferentes ações (manutenção e edificações do Jardim) e o envolvimento da comunidade local em suas ações (pertencimento/emponderamento do espaço). Essas e outras medidas fizeram com que a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins elegesse o Jardim Botânico como uma “instalação modelo de sustentabilidade”.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h e a entrada é gratuita, localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.