menu search

Cursos de férias acontecem em parques ecológicos de Sorocaba

Publicado em às

Estão chegando as tão esperadas férias de julho. E mesmo sem viajar, esse período de descanso pode ser repleto de diversão. E por que não aproveitar essa época também para aprender mais sobre o meio ambiente, e de forma lúdica?

Para isso, a Prefeitura de Sorocaba oferecerá os já tradicionais projetos de férias em cinco espaços ecológicos: Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque da Biquinha, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e Jardim Botânico “Irmãos Villãs-Bôas”.

As iniciativas serão realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A ideia é aproveitar a época de recesso escolar para ensinar crianças e adolescentes mais um pouco sobre a natureza, despertando nelas o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente. Serão oferecidas 180 vagas. Além disso, serão realizadas outras atividades nesse período, como visitas noturnas no zoo e oficinas ambientais no “Chico Mendes”.

A equipe de Educação Ambiental da Sema elaborou uma programação especial, com estratégias lúdicas, como gincana, teatro, atividades noturnas, teatro, entre outras.

Parque da Água Vermelha

O Parque da Água Vermelha sediará de 11 a 15 de julho o Aquagito, que terá como tema “Olimpíadas da Biodiversidade”. Serão 40 crianças, com idade entre 5 e 9 anos, que participarão de inúmeras atividades lúdicas no espaço ecológico.

O Brasil possui 300 mil espécies de plantas e animais, de aproximadamente 1,5 milhão de espécies conhecidas no mundo. Apenas em Sorocaba são 1.218 espécies e algumas delas podem ser encontradas no Parque da Água Vermelha.

Durante essa semana, as crianças conhecerão exemplares que habitam o parque, como aves, anfíbios e peixes, e suas habilidades “olímpicas”, como salto, corrida, arremesso, tiro ao alvo, vela, salto ornamental, badminton, entre outros.

A inscrição será realizada nos dias 1º e 2 de julho, das 9h às 16h, no Parque da Água Vermelha, localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa. É obrigatório trazer um comprovante de idade no ato da inscrição. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643.

linha

Parque da Biquinha

De 12 a 15 de julho, das 8h30 às 12h, será realizado o curso Férias na Bica no Parque da Biquinha. Ao todo, 40 adolescentes de 12 a 17 anos vão se divertir durante toda a semana com as atividades de educação ambiental.

Com o tema “Biomas Brasileiros”, o objetivo é oferecer aos adolescentes muita diversão e aprendizado, além do contato com a natureza. Durante toda a semana os jovens participarão de atividades em formato de gincana, como bate-papo, oficinas, tarefa social, visita ao Jardim Botânico e o tradicional “Grande Jogo”.

Para se inscrever os interessados deverão comparecer ao parque no dia 5 de julho, das 8h às 17h, com um documento original com foto. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. O Parque da Biquinha fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Informações pelo telefone 3224.1997.

linha

Chico Mendes

No Parque Natural “Chico Mendes”, a Sema oferecerá duas programações para as crianças durante as férias escolares.

ferias-parque-chico-mendes-agenda-sorocaba-blog-foto-divulgacao

Atividade no Parque Natural Chico Mendes / Foto: divulgação

No dia 19 de julho, das 9h às 16h, 40 crianças de 7 a 10 anos de idade vão participar de um dia de atividades com o tema “Animais em Extinção”. O objetivo é estimular os participantes a reconhecerem animais silvestres, aprendendo a respeitar essas espécies e seu habitat. Além de descobrirem a importância de animais para o equilíbrio ambiental e desmistificarem crenças e mitos existentes relacionados a algumas espécies, as crianças vão poder lidar com os próprios medos e criar uma conexão emocional com o meio ambiente.

Serão oferecidas 40 vagas, preenchidas por ordem de chegada. As inscrições deverão ser feitas no dia 5 de julho, das 8h às 17h, no “Chico Mendes”. É importante que os pais levem no ato da inscrição um documento original da criança com foto.

Além disso, nos dias 23 e 24 de julho, num fim de semana, das 14h às 17h, a Prefeitura de Sorocaba realizará oficina de confecção de brinquedos com reaproveitamento de materiais e outra de confecção de máscaras de animais. O objetivo é oferecer um lazer saudável às famílias que visitam o parque, envolvendo as crianças de 7 a 11 anos em oficinas de arte com temas educativos e aprendendo a reaproveitar materiais para transformar em brinquedos. Não é necessário de inscrição previa.
O Parque Natural “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1025, no Alto da Boa Vista.

linha

Zoológico Municipal

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” vai oferecer a 60 crianças de 7 a 12 anos uma semana de diversão e aprendizado no AnimaZoo Infantil, entre os dias 11 e 15 de julho.

ferias-no-zoo-agenda-sorocaba-blog-foto-divulgacao

Atividade no Zoo Quinzinho de Barros / Foto: divulgação

Com o tema “Zoolimpíadas” e o lema “A Olimpíada Animal!”, o curso tem como objetivo levar as crianças a conhecerem as curiosidades de algumas espécies que vivem no zoo e que são recordistas entre os animais, além dos riscos que essas espécies correm no dia a dia e as formas de ajudar na sua conservação.

Os interessados deverão realizar a inscrição das 10h de segunda-feira (dia 27) às 23h59 do dia 30 de junho, exclusivamente pelo site da Sema: meioambiente.sorocaba.sp.gov.br.

As vagas serão preenchidas por sorteio, realizado às 14h do dia 4 de julho no zoológico de Sorocaba. Os interessados podem acompanhar, mas a presença não é obrigatória. Os sorteados serão contatados por telefone, na qual serão feita três tentativas em cada período do dia (manhã e tarde). As listas de sorteados e suplentes estarão afixadas na bilheteria do zoológico e disponíveis no site da Sema, a partir das 14h do dia 5 de julho.

Além disso, serão realizadas as Visitas Noturnas no Zoo nos dias 20 e 22 de julho, das 20h às 22h.

Como nas últimas edições, as inscrições serão realizadas por categorias, totalizando 30 pessoas em cada dia de visita. Os interessados poderão se inscrever na categoria “inscrição individual” (para 01 pessoa), “com acompanhante” (para 02 pessoas) ou “inscrição familiar” (para até 04 pessoas). Serão disponibilizadas 04 vagas para a modalidade individual, 05 para modalidade com acompanhante e 04 para inscrição familiar. Se o número de inscritos exceder o número de vagas, será realizado sorteio no dia 18 de julho, às 14h, no qual não é necessária a presença dos inscritos.

As inscrições serão das 10h do dia 11 de julho às 23h59 do dia 14 de julho, exclusivamente pelo site meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. As listas de sorteados e suplentes estarão afixadas na bilheteria do zoológico e disponíveis no site da Sema, a partir das 14h do dia 19 de julho.

O “Quinzinho de Barros” fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

linha

Jardim Botânico

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” sediará de 19 a 22 de julho, das 13h às 17h, o projeto de férias Formando Jovens Educadores, voltado a 40 adolescentes de 13 a 17 anos de idade. O curso visa sensibilizar e formar jovens com pensamento crítico para questões ambientais na busca de mudanças práticas e de envolvimento social.

Para isso, de maneira lúdica e prática, os jovens vão participar de uma programação que vai tratar temas como: sociedades, sustentabilidade, cidades, biodiversidade, arborização urbana e resíduos sólidos. Entre as atividades, estão trilhas interpretativas do ambiente, dinâmicas de grupo, atividades esportivas, porta a porta na comunidade, plantio de mudas e horta educativa.

As inscrições estarão abertas de 4 a 15 de julho, pelo site meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. As 40 vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de chegada. Mais informações pelo e-mail jardimeducador@gmail.com ou telefone (15) 3227.9996. O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments