search
highlight_off
Publicado em às

Caminhada Ecológica e Descida de Barco celebram Dia do Rio Sorocaba

 

A Prefeitura de Sorocaba realiza neste sábado (dia 19), às 8h30, sua 2ª Caminhada Ecológica pelo Parque Linear do Rio Sorocaba. Na sequência, a partir das 9h, acontece a 8ª Expedição de Barco no Rio Sorocaba. As pessoas que participarem das ações ambientais ajudarão o poder público a recolher o lixo flutuante e o que é depositado irregularmente às margens deste importante manancial da cidade, num trecho que vai do Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) até o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

Promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades de Educação Ambiental fazem parte da programação especial para comemorar o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água, ambos celebrados no dia 22 de março. A ideia é conscientizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do rio Sorocaba e a preservação dos mananciais.

A Caminhada Ecológica terá início às 8h30 em duas frentes de trabalho: no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) e no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Quem escolher sair do CEA Rio Sorocaba percorrerá cerca de 8 quilômetros até o Parque das Águas, recolhendo os resíduos depositados às margens do rio. Já quem quiser ir direto ao parque participará de um mutirão de limpeza na área.

A Expedição de Barco do Rio Sorocaba acontecerá a partir das 9h, com saída da rua da antiga usina a diesel da Cianê, em frente ao Corpo de Bombeiros da Avenida Dom Aguirre. O grupo percorrerá o trecho entre a Ponte Padre Madureira e o Parque das Águas, num trajeto de aproximadamente 40 minutos, recolhendo o lixo flutuante do rio Sorocaba.

Nesta edição, a expedição conta com o apoio e a participação da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, SAAE Sorocaba, Defesa Civil, Grupo Caturros Navegantes, Águas de Votorantim e Prefeitura de Votorantim.

Ao final, entre 10h e 10h30, com a chegada dos dois grupos, todos poderão conferir uma exposição com animais taxidermizados (empalhados) no Parque das Águas, com o objetivo de discutir os impactos dos resíduos na biodiversidade de Sorocaba.

Como participar

Para participar da Caminhada Ecológica os interessados devem se inscrever no início da atividade no CEA Rio Sorocaba. Já na expedição, podem participar todas as pessoas que possuam barcos de até seis lugares, caiaques e pranchas de “Stand up padlle”.

O CEA Rio Sorocaba está localizado na Avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo Sorocaba.
Mais informações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3219.2280.