FITE essa ideia!

27/03/2014

Olá jovens!

O Graffiti nasceu nos muros e já rodou por muitos lugares: exposições, plataformas, escritórios, sites e muito mais. Um dos seus novos endereços é o FITE, projeto dos artistas Michel Japs e Will Ferreira, artistas sorocabanos, com o objetivo de expandir as fronteiras da arte de rua e valorizar o trabalho local. O projeto mal começou e já recebeu apoio da vizinhança. O SESC Sorocaba é um dos parceiros que abriu as portas para o FITE. Nós, do Agenda, ligados na programação cultural da cidade, também cedemos nosso espaço para apoiar essa produção artística 100% sorocabana.

Os caras já chegaram metendo o pé na porta, logo no primeiro projeto. O trabalho é um divisor de águas. Além de ser o maior painel de graffiti da cidade, ele está localizado no prédio do SESC Sorocaba, que une cultura e sustentabilidade, pois, segue o modelo “Edifício Verde”, ou seja, construído com base em critérios que preservam o meio ambiente e a comunidade. Conceito que ganhou um toque de arte com o grafitti do Japs e do Will. Katia Barelli, Supervisora do Núcleo Artístico no SESC, Marcelo Silvani, Coordenador do curso de Design na UNISO, e Cristina Delanhesi, Presidente do Museu de arte contemporânea de Sorocaba dão o toque de classe no mini-documentário, analisando sob as perspectivas acadêmicas o importante trabalho pesquisado e desenvolvido pelo recém-criado coletivo criativo Praia.

Nada mais justo que hoje, 27 de Março, Dia Internacional do Graffiti, os caras lancem o vídeo contando toda essa história. Chores Rodrigues, que faz belos trabalhos sobre a cultura de rua, com o apoio da produtora RTV que cedeu equipamentos e estrutura, assina a direção do filme, que tem direção geral de Caio Ferreira e Fernando Torres. Muita, mas muita gente mesmo ajudou e foi importante para que o resultado fosse excelente. Prestigie a cultura local. Fite essa ideia.

Até a próxima.

ir para o topo

Enviar