menu search

Festival de Dança de Sorocaba recebe inscrição até esta quinta-feira (25/2)

Publicado em às

 

O Festival de Dança de Sorocaba – DançAção receberá até esta quinta-feira (dia 25) a inscrição de academias e escolas de dança, bailarinos, professores e profissionais da área, além de munícipes, interessados em participar das atividades do evento artístico que vai ocorrer de 17 a 20 de março. A inscrição deve ser feita pelo site www.festivaldancacao.com.br

O DançAção é realizado pela Associação Sorocabana Pró-Dança (ASPD), entidade civil e sem fins lucrativos, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), e contará com mostras competitivas e não-competitivas, cursos para bailarinos e professores da área, além de oficinas gratuitas para a população, feira da dança e exposição fotográfica.

O objetivo do festival é promover a dança em Sorocaba, contribuindo para a difusão cultural, educação e sensibilização da sociedade e, também, ser um polo de incentivo e de valorização dessa arte, com o aperfeiçoamento de bailarinos, professores, coreógrafos, pesquisadores, arte-educadores, acadêmicos, produtores de arte e todos aqueles que estejam dispostos a trocar experiências e conhecimento.

O DançAção terá também uma dimensão social e educacional, já que se propõe a levar a dança, através de oficinas ministradas por bailarinos, a todas as camadas sociais, em especial às pessoas de baixa renda e aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Além do patrocínio da Unimed, a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) disponibilizará os Centros Esportivos para alojamento dos bailarinos e a Secretaria da Cultura dará todo apoio técnico e de infraestrutura para a realização do festival.

 

Mostras Coreográficas

As Mostras Coreográficas competitivas acontecerão nos quatro dias de festival no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), com avaliação de um corpo de jurados renomados e especializados em cada modalidade de dança.

Cada escola ou academia poderá inscrever até dois grupos com nomes diferentes, cadastrados com o mesmo CNPJ, ou apenas um grupo com o número do CPF do responsável. Cada grupo poderá ter até cinco coreografias.

De acordo com a ASPD, serão concedidos prêmios especiais, em dinheiro, para Melhor bailarina, Melhor bailarino, Revelação, Melhor coreógrafo(a) e Melhor grupo de cada modalidade, entre todos os subgêneros e categorias.

Além das apresentações das academias de Sorocaba e da região, o DançAção trará para Sorocaba renomadas companhias, como a São Paulo Cia de Dança (SPCD), Balé da Cidade de Santos e Cia Brasileira de Ballet de Ourinhos, Faces Ocultas Companhia de Dança, entre outras. Elas se apresentarão durante a realização da mostra competitiva no TMTV, que poderá ser conferida gratuitamente pelo público. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do festival e serão limitados a um por pessoa. Além disso, a Secretaria da Cultura disponibilizará um telão no lado externo do teatro municipal, para transmissão ao vivo do espetáculo.

São Paulo Cia de Dança

São Paulo Cia de Dança

Cada grupo participante da Mostra Competitiva também poderá participar da Mostra Não-Competitiva, com até três coreografias. As apresentações ocorrerão de 18 a 20 de março gratuitamente em palcos abertos espalhados pela cidade, como shoppings (Cidade e Patio Cianê) e entidades assistenciais.

O festival vai abranger os gêneros Ballet Clássico Livre, Ballet Clássico de Repertório, Estilo Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Sapateado Americano, Dança Irlandesa, Danças Populares e Danças de Salão. Poderão participar em solo, duo, trio e conjunto nas categorias Infantil (de 8 a 11 anos e 11 meses), Juvenil (de 12 a 13 anos e 11 meses), Adulto (de 14 a 16 anos e 11 meses) e Avançado (a partir de 17 anos).

 

Oficinas gratuitas

A população também terá acesso à oficinas gratuitas de 18 a 20 de março em alguns espaços da cidade, como a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, Parque das Águas, o Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, entre outros.

Entre as opções, as pessoas poderão participar de aula de História da dança, Street Dance, Danças Circulares, Danças Sociais, Danças Árabes, Zumba, Dança Circense, Gospel e Dança Flamenca.

Para participar, o munícipe deve se inscrever pelo site do DançaAção, onde estão todas as informações sobre o festival, incluindo a programação, com dia, horário e local de cada oficina. As vagas são limitadas.

 

Cursos para profissionais da área

O DançAção ainda trará cursos para bailarinos, professores e profissionais da área nos dias 18, 19 e 20 de março. Para os bailarinos, serão aulas de Ballet Clássico Intermediário e Avançado, Jogos e Técnicas Teatrais, Dança Irlandesa Intermediário e Avançado, Danças Brasileiras, Flamenco, Danças Árabes, entre outras.

Já os professores e profissionais da área têm a opção de se inscrever para cursos como Organização e Metodologia no Ensino Básico de Ballet para Crianças e de Produção de Espetáculo (Repertório, Cenário e Iluminação).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@aspd.org.br ou pelo site www.festivaldancacao.com.br

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments